Politicando

Politicando

Politicando

Alfredo Gaspar é o deputado mais oposicionista de Alagoas; o mais governista não é Paulão

Levantamento foi feito com base em apoio a projetos de incentivo do governo Lula na câmara dos deputados

30/01/2024 17h05
Alfredo Gaspar é o deputado mais oposicionista de Alagoas; o mais governista não é Paulão

Em um levantamento realizado pelo site Congresso em Foco, com base nas votações em projetos de interesse do governo do presidente Lula (PT), o deputado federal Alfredo Gaspar (União) foi listado como o mais ‘oposicionista’ parlamentar alagoano, entre os nove representantes do estado.

Nenhum deputado do Brasil, de acordo com os dados, foi 100% oposicionista. A deputada bolsonarista Caroline de Toni, do PL de Santa Catarina, foi a líder nacional da oposição a Lula, mas ainda teve um nível de ‘governismo’ de 16%. Gaspar, por sua vez, ficou na posição 77 do ranking, com 29%.

Pesa a favor deste número a pressão que o União Brasil, partido de Alfredo, exerce sobre sua bancada na votação de projetos importantes para o executivo. A legenda é a única do congresso que possui três ministérios, e convive com dificuldades de alinhamento em sua bancada.

Em seguida (mas bem atrás de Alfredo) vem o delegado Fábio Costa, do PP. O deputado votou favorável em 61% dos projetos considerados governistas. O Progressistas, legenda de Fábio, é hoje da bancada do governo na Câmara, e dirige um ministério - do esporte.

Na sequência, aparecem Marx Beltrão (PP) em 3º; Rafael Brito (MDB) em 4º; Isnaldo Bulhões (MDB) em 5º; Daniel Barbosa (PP) em 6º; Luciano Amaral (PV) em 7º e Paulão (PT) em 8º.

Outra grande surpresa, em parte, situa-se na colocação de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, como o deputado menos oposicionista da casa - apenas três deputados atingiram 100% de ‘governismo’ no levantamento. No entanto, isto ocorre porque, como presidente, Lira tem a prerrogativa de votar apenas quando quer, o que lhe desobriga de opinar em temas espinhosos.

Confira o ranking dos deputados mais oposicionistas a Lula em AL:

1º Alfredo Gaspar (União Brasil) - 29% governista
2º Fábio Costa (PP) - 61%
3º Marx Beltrão (PP) - 84%
4º Rafael Brito (MDB) - 92%
5º Isnaldo Bulhões (MDB) - 94%
6º Daniel Barbosa (PP) - 95%
7º Luciano Amaral (PV) - 96%
8º Paulão (PT) - 98%
9º Arthur Lira (PP) - 100%

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos