Politicando

Politicando

Politicando

EXCLUSIVO: PL de Maceió articula ‘chapão’ com até 13 vereadores de mandato e secretários de JHC

Partido do prefeito deve montar chapa mais forte entre todas que disputarão as eleições de 2024

31/01/2024 13h01 - Atualizado em 31/01/2024 13h01
EXCLUSIVO: PL de Maceió articula ‘chapão’ com até 13 vereadores de mandato e secretários de JHC

Assim como ocorreu no caso do MDB em 2022, o PL, partido ao qual o prefeito JHC deve concorrer à reeleição em 2024, deve formar um ‘chapão da morte’ com mais de uma dezena de vereadores de mandato. Serão 27 vagas em disputa na Casa de Mário Guimarães.

Segundo apuração exclusiva do Blog Politicando, até 13 vereadores que estão exercendo o mandato podem formar uma única chapa proporcional pelo PL, número que pode chegar a 14 parlamentares, se somado um vereador que atualmente é secretário do município.

A lista é encabeçada pelos cinco vereadores revoltosos do MDB, que estão todos de saída para o PL. São eles Galba Netto, Chico Filho, Olívia Tenório, Brivaldo Marques e Luciano Marinho. Há uma dúvida sobre o nome de Galba nesta lista, já que é possível que o vereador seja o vice de JHC.

Eles somam-se aos atuais parlamentares do PL, que devem continuar na legenda - Siderlane Mendonça e Leonardo Dias. O PV, que integra uma federação com o PT em nível nacional, nesta conta perde dois parlamentares - o veterano Eduardo Canuto e Cal Moreira.

O PSB, partido que atualmente integra a base de apoio do governador Paulo Dantas, deve perder seus dois vereadores - que darão o mesmo ‘cavalo de pau’ de JHC, saindo da sigla socialista para o PL. São eles Rodolfo Barros e Fábio Rogério.

Marcelo Palmeira, ex-vice de Rui Palmeira, deve trocar o Podemos (que fundiu-se ao PSC) pelo PL. Já Francisco Sales, que desistiu de buscar outro mandato na Câmara, deve incluir na chapa Jonatas Omena, subsecretário de trabalho da capital.

O grupo pode contar ainda com o vereador licenciado e atual secretário de cultura do município, Cleber Costa, além de outro membro do primeiro escalão de JHC - Caio Bebeto, secretário de esportes de Maceió.

Para fechar o grupo, David Mesquita, conhecido como David Empregos - um nome de fora da câmara, mas indicado como bastante forte, também pode estar fechando com o PL.

Dessa forma, o ‘chapão’ já teria 17 das 28 vagas possíveis fechadas, todas com vereadores de mandato ou nomes com potencial real de se eleger. Restam alguns detalhes, como o fechamento da cota de gênero, já que apenas uma mulher está no grupo, Olívia Tenório.

Caso vá à frente, o chapão do PL será a mais forte chapa que já disputou uma eleição na capital, desde que as regras eleitorais mudaram e impediram as coligações proporcionais entre partidos.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos