Politicando

Politicando

Politicando

Rodrigo Cunha é o senador mais oposicionista de AL; Renan Calheiros é o mais governista

Levantamento do site Congresso em Foco identificou votos dos senadores em projetos apoiados pelo governo Lula em 2023

31/01/2024 17h05
Rodrigo Cunha é o senador mais oposicionista de AL; Renan Calheiros é o mais governista

Em novo levantamento divulgado pelo site de cobertura política Congresso em Foco, foram divulgados os senadores mais oposicionistas e governistas considerando os projetos apoiados pelo governo Lula (PT) que tramitaram na Casa Legislativa em 2023.

Dentre os três representantes alagoanos, Rodrigo Cunha (Podemos) foi o senador mais ‘oposicionista’, com 68% de aprovação às pautas do governo petista. Já o veterano Renan Calheiros (MDB) foi o mais ‘governista’ senador alagoano, aprovando 90% das pautas de interesse de Lula.

No meio termo, com 81% de pautas governistas apoiadas, está o senador Fernando Farias (MDB), suplente do senador Renan Filho no exercício do mandato.

De um modo geral, o Senado tem sido mais acolhedor com os projetos apoiados pelo governo federal. Mesmo o senador mais oposicionista do ranking, Marcos do Val (Podemos-ES) tem 37% de aceitação às pautas governistas que transitam na casa.

Do outro lado, três senadores foram 100% governistas: Alexandre Giordano (MDB-SP), que assumiu o mandato após o falecimento de Major Olímpio; Jacques Wagner (PT-BA), que é líder do governo no senado; e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) - este pelos mesmos motivos que Arthur Lira na câmara: tem a prerrogativa de votar somente quando quiser.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos