Politicando

Politicando

Politicando

Renan Calheiros pode voltar a CPI da Braskem, desta vez como convocado a depor

Requerimento de convocação do senador alagoano pode surgir a partir de sugestão de Rodrigo Cunha

22/02/2024 17h05
Renan Calheiros pode voltar a CPI da Braskem, desta vez como convocado a depor

Após ser excluído da disputa pela relatoria da CPI da Braskem, cargo entregue ao senador sergipano Rogério Carvalho (PT), Renan Calheiros pode ter que lidar com outra situação embaraçosa quanto ao funcionamento da comissão.

Nos bastidores, o único alagoano que ainda resta na CPI, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) tem dito que Calheiros voltará à comissão, desta vez na condição de investigado.

Como membro titular das investigações, Cunha tem a prerrogativa de sugerir o depoimento de Renan ao relator, que pode acolher a sugestão e abrir votação entre os demais integrantes.

O clima entre a CPI e Calheiros não é dos melhores, a partir do momento em que o senador alagoano leu um discurso acusando a comissão de ter sido “domesticada” por forças ocultas, argumento que foi duramente rebatido pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz.

A primeira reunião de trabalho da comissão acontece na próxima semana, quando o relator irá apresentar seu plano de trabalho para os próximos meses, e os membros poderão indicar os primeiros depoentes. A expectativa é que Cunha apresente o nome de Renan já nas primeiras reuniões.

Rodrigo sustenta que Calheiros deve ser investigado por ter sido presidente, durante alguns meses de 1993, do conselho administrativo de uma das subsidiárias da Salgema, que mais tarde seria incorporada à Braskem.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos