Politicando

Politicando

Politicando

Arthur Lira pode ‘trair’ PL e retirar partido da CCJ da Câmara

PSB também pode sentir o peso da caneta do presidente na Comissão de Indústria e Comércio

27/02/2024 17h05 - Atualizado em 27/02/2024 17h05
Arthur Lira pode ‘trair’ PL e retirar partido da CCJ da Câmara

Apesar de ter retornado ainda na semana passada, os trabalhos na Câmara dos Deputados seguem sem uma agenda alinhada entre os partidos - em parte, devido ao clima de tensão entre Arthur Lira (PP) e algumas bancadas da Casa.

Nos bastidores, legendas estão contrariadas com a possibilidade de Lira não cumprir acordos assumidos quando de sua eleição à presidência, em 2023, e não reconduzir alguns partidos ao controle de importantes comissões.

O caso mais emblemático diz respeito à principal comissão da Câmara, a de Constituição, Justiça e Cidadania. Pelo acordo firmado em 2023, neste ano o PL teria a prerrogativa de nomear o seu presidente. Porém, o partido insiste em levar ao cargo a deputada Caroline de Toni (SC), considerada ‘bolsonarista raiz’.

Por isso, Lira reluta em nomear a deputada - e segundo fontes, já solicitou ao PL que indique outro parlamentar, menos alinhado ao bolsonarismo, para assumir a função.

Outro problema é a Comissão de Indústria e Comércio, que estava originalmente prometida ao PSB. O controle do órgão é de vital importância para a legenda, considerando que o ministro da Indústria e Comércio é o vice-presidente Geraldo Alckmin, que é do PSB.

No entanto, após sair do blocão que era liderado por Arthur Lira, a ‘vingança’ do presidente da casa pode ser retirar essa comissão da legenda, que pelo seu tamanho ficaria sem nenhuma outra comissão na câmara.

Enquanto as nomeações para comissões não saem, a câmara não pode analisar matérias importantes, já que todas elas começam a ser debatidas nessas instâncias antes de chegarem ao plenário.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos