Politicando

Politicando

Politicando

Em derrota para Arthur Lira e PT, comissão mais importante da câmara fica com o PL de Bolsonaro

Lista dos partidos que controlarão os colegiados foi fechada nesta quarta (06)

06/03/2024 17h05 - Atualizado em 06/03/2024 17h05
Em derrota para Arthur Lira e PT, comissão mais importante da câmara fica com o PL de Bolsonaro

Sob a liderança do alagoano Arthur Lira, deputados se reúnem nesta semana para a escolha dos nomes que presidirão as comissões temáticas da Casa no ano de 2024. As nomeações para os cargos são definidas pelos partidos, e a escolha de cada comissão é definida politicamente.

Ao que indicam os movimentos, Lira perderá algumas disputas internas, como a indicação à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deverá mesmo ser de livre indicação do PL, legenda com a maior representação da casa. O partido quer na presidência a deputada catarinense Caroline de Toni.

Junto a Arthur, o governo ainda tentou derrubar a legenda bolsonarista da comissão, apresentando aos líderes a proposta de entregar a CCJ para o União Brasil. No entanto, prevaleceu o acordo fechado entre o PT, Lira e o PL firmado em 2023: o PT ficaria com ela e em 2024 haveria a substituição pelo PL.

Em outras disputas, Lira saiu vencedor. O PSB, partido que deixou o seu ‘blocão’, ficou mesmo sem a Comissão de Indústria e Comércio, importante na articulação com o ministério da mesma área controlado pela sigla. A ele, restou a Comissão de Trabalho.

O PL, maior bancada da Câmara, ficou com a maior quantidade de comissões (05), além da CCJ, a mais importante: Educação, Relações Exteriores, Esporte e Previdência.

A federação formada por PT, PCdoB e PV ficou com outras quatro - que serão divididas entre os três partidos: Saúde, Fiscalização e Controle, Direitos Humanos e Cultura.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos