Politicando

Politicando

Politicando

Rafael Brito ironiza foto de creche do estado em anúncio de programa da prefeitura; “Obrigado JHC pela homenagem”

Disputa por geração de vagas na educação infantil causa corrida de JHC por programa que já existe no âmbito estadual

12/03/2024 17h05 - Atualizado em 12/03/2024 17h05
Rafael Brito ironiza foto de creche do estado em anúncio de programa da prefeitura; “Obrigado JHC pela homenagem”

A Prefeitura de Maceió utilizou uma imagem de uma das creches Cria do governo do estado para ilustrar uma postagem em seu instagram, onde anuncia a criação do Programa Gigantinhos, que promove a construção de creches e disponibilização de vagas na rede municipal ainda em 2024.

O fato não passou despercebido pelo deputado federal Rafael Brito (MDB), já lançado pelo partido como pré-candidato a prefeito de Maceió. Brito ironizou a citação incidental de uma obra do governo do estado para ilustrar um programa municipal.

“Anunciaram a criação de 10 mil vagas de creche, e olha a imagem que usaram para ilustrar, a da creche Cria que eles não quiseram aceitar. Ficou linda, adorei a foto da Creche Cria, já são 53 creches no estado e três em Maceió. Obrigado prefeitura e obrigado JHC pela homenagem”, disse Rafael, em um vídeo na sua rede social.

A creche que consta na imagem é a unidade Cria da Grota do Cigano, que foi entregue pelo governo do estado em 15 de janeiro deste ano, após o município não manifestar interesse em gerenciar o local. Após o vídeo de Rafael, o post da prefeitura de Maceió foi apagado.

Em novembro de 2023, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) chegou a visitar a unidade da Grota do Cigano, e uma notícia no site oficial da prefeitura informou que o município iria receber e realizar a gestão da creche, o que acabou não acontecendo.

A narrativa quanto às vagas para crianças na educação infantil é uma das guerras entre os dois grupos políticos que serão utilizadas na campanha eleitoral. Rafael Brito foi secretário de educação de Alagoas e iniciou programas de transferência de renda na educação estadual, além de dar o pontapé inicial no programa Cria - Criança Alagoana.

Em resposta ao que deve ser um dos motes da campanha de Brito, JHC anunciou há alguns dias o Programa Gigantinhos, que promove a construção de creches e disponibilização de 10 mil vagas para a educação infantil, começando ainda em 2024.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos