Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Uma história de luta, garra, persistência e superação; quem é verdadeiramente Marcos José Herculano da Silva?

13/03/2024 22h10 - Atualizado em 14/03/2024 16h04
Uma história de luta, garra, persistência e superação; quem é verdadeiramente Marcos José Herculano da Silva?

Marcos José Herculano da Silva, 47 anos de idade, casado, pai de três filhos, homem de origem humilde, que se tornou um verdadeiro vencedor. Vindo de uma família pobre, seus pais, Arlindo Herculano Silva e Quitéria José da Conceição, viveram durante muito tempo do corte da cana, limpando mato. Seu Arlindo foi cambiteiro da Usina São Simeão e trabalhou na Fazenda Oriente, sua mãe trabalhava na lavoura, depois, foi trabalhar na Usina Utinga Leão. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, Arlindo Herculano e Quitéria Conceição, criaram seus filhos com muito sacrifico, mas também com muito carinho e dignidade.

Vindo de uma família de quatro irmãos, sendo quatro homens e quatro mulheres, onde trabalharam na lavoura e no plantio de cana no Estado do Mato Grosso. Um de seus irmãos, Adriano, até hoje vende churrasquinho na Praça de Eventos. Severino Herculano, saiu do corte da cana para se tornar um operador de máquinas. Sua esposa, Eliane Souza, é do lar. Mateus, um dos filhos de Marcos Silva, estuda em uma escola pública de Messias, enquanto que, as filhas Elaine Sapucaia e Maya Stefany, a primeira cursa arquitetura e a segunda esta cursando contabilidade.

Conversei com Severino Herculano, um ser humano extremamente simpático, prestativo, amigo e que tem como sua maior virtude, ajudar ao próximo. Ele falou sobre a ida de Marcos para Mato Grosso:

“Marcos viajou para Mato Grosso para cortar cana com a gente. Depois ele se tornou vendedor de pipoca, nesse tempo, minha mãe vendia churrasquinho e milho assado no ponto de ônibus de Messias. Um dia, ele falou para gente que ia montar uma banca de CD e fitas cassetes, depois ele fez um carrinho e começou também a vender mungunzá. Marcos limpou mato, cortou cana, vendia picolé, amendoim, foi cobrador de ônibus, pedreiro; as dificuldades eram imensas. Ele fazia tudo isso com muito amor. A gente tem os pés no chão, minha família nunca mudou e nem vai mudar, nós somos da roça mesmo; minha irmã vende caldinho e a outra ajuda, hoje, meus pais estão aposentados e leva uma vida humilde. Nossas duas irmãs trabalham em São Paulo há 27 anos. Depois de Marcos, eu sou o faz tudo da família, o cabeça", disse.

Marcos Silva, teve uma infância e adolescência bastante complicada, tendo que enfrentar dias muito difíceis. Trabalhou duro junto com seus irmãos, para se sustentar e ajudar seus pais nas despesas de casa.

O destino o levou a enveredar pelo mundo da política. Sua missão seria guiar uma cidade - Messias - e um povo tão necessitado. Foi vereador, candidatou-se a prefeito por três vezes e, finalmente, chega ao apogeu da política messiense, ao derrotar nas urnas os Omena – até então considerados imbatíveis – os quais comandavam a cidade havia vinte anos.

Um homem simples, humilde, avesso a violência, um pai de família exemplar preocupado, acima de tudo, com o futuro e bem-estar de seus filhos, de sua família e do povo de Messias. Marcos é um exemplo de um vencedor, temente a Deus, sua fé o tem levado a conquistar seus objetivos.

Um certo dia, em conversa com amigos, Marcos falou: "Minha maior preocupação é com aqueles que vivem na miséria, em estado de vulnerabilidade, que as vezes não tem o que comer, os filhos chorando por um prato de comida, sem poder ir a escola; isso me machuca, me dói a alma, porque ja passei por tudo isso". Essa é a essência e virtude desse homem que tem como lema, servir ao próximo.

Hoje, como prefeito, dentro das possibilidades e na medida do possível, tem, através dos diversos programas sociais, levado uma melhor condição de vida para os menos favorecidos. Tem conseguido, com muito esforço, colocar um prato de comida na mesa daqueles que mais necessitam e tem levado melhores condições de vida aos messienses.

“Acabei com aquela vergonha e humilhação de as pessoas ficarem na porta da prefeitura para receber migalhas. Graças a Deus, conseguimos com muito esforço e dedicação, acabar com tudo aquilo", disse o prefeito em uma solenidade na Usina Bititinga.

Não há dúvidas, e isso é fato e contra fatos não há argumentos, que Marcos Silva é um homem que veio com a difícil missão de minimizar a fome e dar uma melhor qualidade de vida, dos que vivem abaixo da linha da pobreza.

Que esse homem simples, humilde e predestinado, sirva de exemplo para as pessoas, sobretudo, para aqueles que têm o poder de mando, de decisão, especificamente a classe política.

Não há explicação plausível para tal fato, estamos diante de um fenômeno. Marcos Herculano da Silva, esse tem história, tem passado, tem presente e tem futuro.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos