Blog do Roberto Ventura

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Reta final de campanha eleitoral

05/04/2024 16h04 - Atualizado em 05/04/2024 17h05
Reta final de campanha eleitoral

Não se faz mais campanha como antigamente. Hoje, as ferramentas do marketing eleitoral são imprescindíveis, sem elas, mesmo que uma campanha possua os melhores recursos financeiros e pessoais, sem o marketing eleitoral, essa campanha estará fadada ao fracasso. 

Não se admite e nem se pode entrar  em uma campanha às escuras, sem planejamento, sem estratégia, sem pesquisas eleitorais. Conhecer sobre as estratégias e planejamento de como conduzir uma campanha eleitoral é por demais importante e, principalmente, em sua reta final. Nesse período eleitoral, mais que nos outros, a atenção deve ser redobrada. Um detalhe importante: ninguém vence eleição antes de abrir as urnas, elas só serão decididas e seu vencedor proclamado, depois que a contagem de votos se encerra.

Portanto, é hora de fazer uma minuciosa avaliação, conversar com os eleitores, reunir-se com lideranças políticas e cabos eleitorais para fazer um estudo, uma previsão minuciosa de quantos votos, hipoteticamente, o candidato possui naquele momento.

É preciso nessa reta final, intensificar as visitas, fazer o corpo a corpo, - que é sem dúvida, a melhor e mais eficaz maneira de conquistar o eleitor e, consequentemente, votos, porque é nesse momento que o eleitor sente a presença do candidato, se sente prestigiado, importante - não que ele não seja-  e tem a oportunidade de conversar com o candidato  cara a cara, percebe, em alguns casos, se o candidato está sendo verdadeiro ou não. Esse é um momento em que o candidato poderá mostrar as suas propostas de governo, mostrar, sobretudo, que é diferente dos seus concorrentes. 

Quando o eleitor sente-se seguro em votar no candidato, ele tornar-se-á um cabo eleitoral voluntário, podendo, nesses casos, conseguir mais votos para o candidato, porque ele - o eleitor - sentiu firmeza, sentiu que aquele candidato é diferente e poderá ser a esperança e a solução de seus problemas e dos problemas de sua cidade.

Importante: nas visitas corpo a corpo ou em encontros com eleitores, o candidato nunca deve pedir votos, ele deve pedir ajuda, pedir uma chance para mostrar seu trabalho. A reta final é o período mais intenso da campanha, é o momento em que serve, tanto para consolidar os votos que já existem quanto para obter os que faltam. Isso também exige o máximo empenho e dedicação das equipes; lembrando que: o copo a corpo é a melhor e mais eficaz maneira de conquistar o eleitor e, consequentemente, votos. 

Tanto o eleitor como o candidato, têm a oportunidade de expor suas ideias. Nas visitas, o candidato deverá falar somente aquilo que mais interessa ao eleitor, e não falar sobre assuntos que não lhes dizem respeito, que ele não tem conhecimento e que em nada poderá mudar a sua vida, de seus familiares e\ou da sua cidade.

O desafio dessa etapa da campanha é conservar e confirmar os votos já decididos, comprometidos, e tentar através dos ensinamentos, sobretudo, do marketing eleitoral, atrair os eleitores indecisos.

Vale salientar que, quando se planeja uma campanha é necessário atentar para a existência de cinco grupos de eleitores. No próximo trabalho irei falar sobre esses tipos de eleitores, que são: os eleitores cristalizados a favor, os inclinados a favor, os indefinidos, os inclinados contra e os cristalizados.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

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