Politicando

Politicando

Politicando

TST pode enviar lista com advogado alagoano ‘antipetista’ para escolha de Lula

Lista sêxtupla que tem Adriano Avelino como candidato será votada na corte trabalhista nesta segunda (22)

18/04/2024 16h04
TST pode enviar lista com advogado alagoano ‘antipetista’ para escolha de Lula

O advogado trabalhista alagoano Adriano Costa Avelino pode ser escolhido, na próxima segunda (22), para a lista tríplice que será enviada ao presidente Lula (PT), de onde sairá o novo ministro do TST - Tribunal Superior do Trabalho.

Avelino consta na lista sêxtupla enviada para a escolha dos ministros a partir de escrutínio realizado pela OAB, que tem o direito ao preenchimento da vaga na corte com membro da advocacia, como manda o Quinto Constitucional.

No entanto, pesa contra o advogado alagoano o pensamento antipetista que ele mesmo publicava livremente em suas redes sociais. Avelino chegou a dizer, em um tweet em 2016, que Dilma Rousseff e Lula deveriam ir para a ‘guilhotina’, assim como seus apoiadores.

“A punição para Dilma e Lula e seus apoiadores é a guilhotina!!! Mas antes tem que cortar a língua para pararem de latir”, escreveu no mesmo dia em que a então presidente nomeou Lula para o ministério da Casa Civil, um dos últimos atos antes de sofrer impeachment cerca de um mês depois.

Em 2019, o advogado envolveu-se em outra polêmica, desta vez durante um protesto de professores que fechou a Avenida Fernandes Lima, em Maceió. “Vou pegar a caminhonete e passar por cima desses vagabundos comunistas que se dizem professores e estiverem interditando a Fernandes Lima. Já que o governador não tem pulso pra isso, eu não tenho que atrasar as minhas obrigações por conta dessa manifestação fajuta”, escreveu.

Apesar das declarações odiosas às pautas de esquerda, Avelino é um dos favoritos para a lista final a ser entregue ao presidente, já que tem um padrinho político forte em Brasília - o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, a quem é ligado.

Em dezembro, a OAB apresentou ao TST os nomes de Natasja Deschoolmeester, Roseline Rabelo de Jesus Morais, Adriano Costa Avelino, Raimar Rodrigues Machado, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves e Emmanoel Campelo de Souza Pereira.

Após a escolha da lista tríplice, o presidente da República irá indicar o nome para a vaga, que por sua vez deverá passar por sabatina na CCJ do senado e ainda ser aprovado pelo plenário da Casa, para poder assumir.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos