Celebridades

Drica Moares faz apelo após falta de medicamento para transplante de medula óssea

Remédio precisa ser tomado antes do transplante e deixou de ser disponibilizado porque laboratório com aprovação da Ansiva irá fechar

Por Jovem Pam 04/01/2021 16h04
Drica Moares faz apelo após falta de medicamento para transplante de medula óssea
Drica Moraes postou uma foto da época em que passou por um transplante de medula óssea - Foto: Reprodução

A atriz Drica Moares fez um apelo no Instagram após parar de ser disponibilizado no Brasil um medicamento que é fundamental para os pacientes que precisam se submeter ao transplante de medula óssea. Isso porque, o medicamento prepara o corpo para receber as células saudáveis de um doador. A artista passou por esse tratamento após ser diagnosticada com leucemia há cerca de 10 anos. “É preciso que o Ministério da Saúde e a Anvisa encontrem uma alternativa urgente para esta questão. Enquanto ainda não há uma solução que garanta o abastecimento do Bussulfano [nome do medicamento] no Brasil neste ano, seguimos em busca de espaços para manter nossa pauta ativa”, escreveu a atriz na rede social.

O medicamento deixou de ser disponibilizado no Brasil porque o laboratório francês Pierre Fabre era o único autorizado pela Anvisa a comercializar o remédio no país, mas a fábrica será fechada. Drica comentou que o assunto virou pauta no “Jornal Nacional” no último dia 2 de janeiro e enfatizou que dar espaço para o assunto é algo de extrema importância. Além de apresentar dados, a reportagem contou a história de uma paciente recém transplantada, a atriz e escritora, Duda Ridel. “Ela inclusive iniciou uma petição pública pedindo por respostas e soluções”, contou Drica.

A artista disse que além dos pacientes, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Sociedade Brasileira Oncologia Pediátrica (Sobope) estão unindo esforços para que o Bussulfano volte a ser fornecido no Brasil. “A SBTMO reitera que se trata de uma questão urgente e de extrema importância garantir o reabastecimento deste fármaco”, enfatizou Drica. Os atores Reynaldo Gianecchini, Maria Padilha, Ana Beatriz Nogueira, Malu Galli, Patricia Pillar e a apresentadora Astrid Fontenelle comentaram a publicação e também demonstraram indignação pela falta do medicamento no país.