Polêmica

14 países vetam exibição do filme "Lightyear" por ter beijo LGBT

O longa foi vetado em países como China e Arabia Saudita, além de outros na África e Oriente Médio

Por O Fuxico 15/06/2022 17h05
14 países vetam exibição do filme 'Lightyear' por ter beijo LGBT
Antes de vetar o filme, China teria pedido para produção censurar cena do beijo - Foto: Reprodução/Disney

De acordo com o portal G1, o novo filme da Pixar, “Lightyear”, teve sua exibição vetada em 14 países do Oriente Médio e da Ásia. Além disso, a animação também não deve estrear nas telonas da China, que detém o maior mercado de cinema do mundo.

Uma das produtoras responsáveis pelo filme afirmou à Reuters que autoridades chinesas solicitaram alguns cortes no filme para que ele pudesse ser exibido no país. No entanto, a Disney negou o pedido e, por isso, antecipou que o filme também não estreará na China.

Além da China, os Emirados Árabes Unidos também proibiram o filme nos cinemas do país, já que a animação conta com um casal homossexual, que troca um breve beijo em uma das cenas. O país se pronunciou e disse que a relação vivida pelas personagens no filme viola os padrões de conteúdo de mídia do país.

Enquanto isso, outros países que também não aceitaram a exibição, como Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Malásia e Líbano, não se manifestaram sobre o assunto e, até o momento, optaram por não revelar os motivos da proibição.