Polêmica

Angelina Jolie acusa Brad Pitt de “guerra vingativa” em processo sobre vinícola

Jolie acusa o ex-marido de "travar uma guerra vingativa contra ela" e de "sequestrar" o controle do lucrativo negócio de vinícolas que eles compartilhavam; entenda o caso

Por 7Segundos com CNN Brasil 08/09/2022 20h08
Angelina Jolie acusa Brad Pitt de “guerra vingativa” em processo sobre vinícola
Angelina Jolie e Brad Pitt se enfrentam em processo judicial - Foto: Jason LaVeris/FilmMagic/Getty Images

A batalha de Angelina Jolie e Brad Pitt sobre a vinícola do casal continua.

Em fevereiro, Pitt processou Jolie pelo que sua alegação chamou de venda “ilegal” de sua participação no Château Miraval, uma propriedade rural e vinícola no Sul da França adquirida pelo casal em 2008.

Em uma ação movida esta semana, obtida pela CNN, Jolie acusou seu ex-marido Brad Pitt de “travar uma guerra vingativa contra ela” e de “sequestrar” o controle do lucrativo negócio de vinícolas que eles compartilhavam.

Pitt e Jolie se casaram na propriedade em 2014 e, de acordo com o processo de Pitt, passariam as férias lá em família.

Jolie pediu o divórcio de Pitt em setembro de 2016 após um encontro acalorado a bordo de um jato particular investigado pelo FBI.

Depois que ela fez isso, o processo de Jolie, aberto em nome de sua ex-empresa Nouvel LLC, alega que Pitt “e seus aliados” praticaram “ações ilegais e maliciosas” com a intenção de “prejudicar” Jolie e Nouvel, “desvalorizando seus investimentos e privando-a de seu próprio papel na gestão do Château Miraval, o produtor mundialmente famoso de vinho rosé”.

Jolie está buscando pelo menos US$ 250 milhões em danos compensatórios.

O contra-processo afirma que Pitt “criou um plano até agora bem-sucedido para assumir o controle do Château Miraval” e tratou mal os registros de marcas que tiveram “consequências financeiras devastadoras” para Nouvel.

“Pitt congelou Nouvel do Château Miraval e o trata como seu feudo pessoal”, diz o processo.

O documento também diz que Pitt “embarcou em uma campanha multifacetada e de anos para assumir o controle do Château Miraval e se apropriar dos ativos da empresa em seu benefício e de suas próprias empresas e amigos”.

Em sua alegação, Pitt disse que Jolie “não fez nada para impulsionar (o) crescimento” do negócio, que ele transformou em uma “história de sucesso internacional multimilionária”.

O processo de Jolie contesta isso, dizendo que “Pitt se recusou a conceder a Jolie ou Nouvel acesso igual aos registros do Château Miraval ou uma voz igual sobre a administração”, efetivamente “mantendo a parte mais significativa de seu patrimônio líquido como refém”.

Jolie se afastou do negócio em outubro de 2021, vendendo a Nouvel e sua participação na Miraval, para a Tenute del Mondo, subsidiária do Stoli Group, controlada pelo oligarca russo Yuri Shefler.

O processo de Pitt alega que a venda foi ilegal porque ele e Jolie concordaram quando compraram o Château Miraval que nenhum dos dois venderia sem o consentimento do outro. Mas o contra processo de Jolie alega que ela fez a venda depois que as negociações entre Jolie e Pitt que teriam vendido Nouvel para Pitt desmoronaram devido a “uma disposição destinada a proibir Jolie de falar publicamente sobre os eventos que levaram ao colapso de seu casamento”.

“Pitt sabia que grande parte da riqueza e da liquidez de Jolie estava vinculada ao Nouvel e usou esse fato para tentar forçar Jolie a concordar com seus termos irracionais”, diz o processo.

O processo de Pitt não especificou uma quantia solicitada por danos, mas incluiu um pedido de “alívio que o Tribunal considera justo e apropriado”.

A dissolução do casamento de Pitt e Jolie foi concedida em 2019, mas sua batalha legal pela propriedade e custódia de seus filhos menores continua.

Um tribunal de apelações da Califórnia decidiu no ano passado que um juiz aposentado que havia sido contratado por ambas as partes para arbitrar a disputa de custódia deveria ser desqualificado por causa de vínculos não revelados com os advogados de Pitt.

Em 2020, Jolie disse à Vogue India que se separou de Pitt por causa de seus filhos.

Pitt disse à GQ em 2017 que parou de beber depois de ter “bebido” demais no ano passado. Em uma entrevista de junho de 2022 à GQ britânica, ele falou sobre encontrar a paz recentemente.

“Sempre me senti muito sozinho na minha vida”, disse ele à publicação, “sozinho crescendo quando criança, sozinho mesmo aqui, e não foi até recentemente que tive um maior abraço de meus amigos e familiares”.