Polêmica

Quadrinista brasileira acusa Netflix de copiar seu HQ: 'Já chorei horrores'

Por meio do Twitter, a artista — que desenha e escreve histórias em quadrinhos publicou uma lista de similaridades

Por Splash/UOL 21/11/2022 08h08 - Atualizado em 21/11/2022 08h08
Quadrinista brasileira acusa Netflix de copiar seu HQ: 'Já chorei horrores'
Aneurin Barnard, Emily Beecham e Andreas Pietschmann em "1899", nova série dos criadores de "Dark" para a Netflix - Foto: Netflix/Divulgação

A ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais, na madrugada de hoje, para denunciar a Netflix por plagiar seu HQ "Black Silence", publicado em 2016, para produzir a série de sucesso "1889".

Por meio do Twitter, a artista — que desenha e escreve histórias em quadrinhos publicou uma lista de similaridades entre o seu trabalho e a série, inclusive exibindo imagens que se assemelham ao que é exibido na produção da Netflix, e confessou que chorou por não ter seu trabalho reconhecido.

Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele.Mary Cagnin

A artista afirma que um ano após a publicação de seu HQ foi convidada para participar de uma Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, e distribuiu o seu trabalho para "inúmeros editores e pessoas do ramo". Ela acredita que alguém possa ter levado a sua ideia adiante após tomar conhecimento da criação.

"Participei de painéis e distribuí o quadrinho "Black Silence" para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês", relatou.

Tive a oportunidade que muitos quadrinistas nunca tiveram: de poder mostrar meu trabalho para o público internacional. Gente. Eu dei palestras. Falei sobre o plot. Apresentei para pessoas influentes da área. O negócio é sério.Mary Cagnin

A quadrinista ainda disponibilizou um link em que seu HQ está na íntegra e pediu ajuda dos seguidores para encontrar novas similaridades entre a obra e a produção da Netflix.

Cagnin declarou que está se informando sobre quais medidas poderá tomar diante das várias similaridades encontradas entre seu trabalho e a série.

"A gente não pode achar que só porque somos brasileiros devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença. Temos inúmeros casos de gringos copiando a gente, em filmes, séries e músicas. Como o caso do filme "As aventuras de Pi" que foi copiado de um livro brasileiro", finalizou.

Splash procurou Mary Cagnin para colher mais detalhes da acusação e a Netflix para saber se haverá uma manifestação sobre a denúncia, mas ambos não responderam até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para ambas manifestação.