Cinema

Barbie e Oppenheimer no mesmo dia? Fãs brasileiros embarcam no Barbieheimer

Barbie e Oppenheimer chegam no mesmo dia e cinéfilos decidiram fazer o Barbieheimer e assistir aos dois filmes

Por Metrópoles 19/07/2023 09h09
Barbie e Oppenheimer no mesmo dia? Fãs brasileiros embarcam no Barbieheimer
Dois dos filmes mais esperados de 2023 - Foto: Arte: Metrópoles

Qualquer pessoa que acompanhe as redes sociais se deparou com a expressão “Barbieheimer”. O termo entrou nos assuntos mais comentados do Twitter, além de ganhar produtos personalizados e até uma tag própria. A junção nada mais é do que uma parceria entre Barbie e Oppenheimer, dois dos filmes mais esperados de 2023 que estreiam nos cinemas nacionais nesta quinta-feira (20/7).

Estreando no mesmo dia, os dois longas deixaram os fãs divididos. Há quem queria ver o longa da boneca mais famosa do mundo, enquanto outros desejam curtir a cinebio do craidor da bomba atômica. Porém, um outro grupo tem uma ideia mais ousada: assistir aos dois filmes no mesmo dia.

De acordo com o levantamento da Ingresso.com, a pedido do Metrópoles, 30% dos clientes que compraram Oppenheimer na pré-venda, já garantiram também seu ingresso para Barbie. Desses clientes, que compraram as entradas para os dois filmes, 58% vão assistir no mesmo dia e 26% no dia seguinte.

E no Brasil?

Aqui no Brasil, a moda Barbieheimer também vai agitar o público: o pedagogo Michel Heberton e o jornalista Victor Gonçalves, ambos de São Paulo, adquiriram ingressos para as duas produções e no mesmo dia. Um deles, inclusive, comprou até uma blusa temática.

“A decisão de ver os dois filmes no mesmo dia veio lá do começo da divulgação deles. Assim que surgiu a primeira brincadeira sobre assistir aos dois no mesmo dia, resolvi abraçar a ideia e ver como isso seria. Além disso, obviamente, gosto bastante dos trabalhos tanto do Christopher Nolan quanto da Greta Gerwig”, afirmou Michel, em papo com o Metrópoles.

O pedagogo Michel topou o desafio de assistir aos dois filmes
Foto: Reprodução Metrópoles

Victor completa: “Toda essa comoção da mídia, desde que foram anunciadas as datas de estreia de ambos, me fez pensar: ‘Eu acho que não vou conseguir decidir e quero ver os dois no mesmo dia’. Quero estar lá nesse evento, quero encontrar gente com o mesmo objetivo de assistir aos dois filmes.”

Enquanto Michel afirmou que vai assistir à Barbie sem se preocupar com o traje “Barbiecore”, termo utilizado para definir pessoas que aderem 100% ao estilo da boneca mais famosa do mundo, Victor afirmou:

“Por ser um evento do ano e vai ser do caralh*, eu comprei uma camiseta [na qual] está escrito: ‘Eu sobrevivi ao Barbieheimer'”.

Blusa Barbieheimer é sucesso entre fãs dos filmes
Foto: Divulgação

Em Brasília, o produtor de cinema Lino Meireles, responsável pela restauração em 4k de Deus e o Diabo na Terra do Sol, também fará uma dobradinha dos filmes, Ele justificou a decisão: “Escolhi a dupla sessão como uma jornada espiritual. Começar o dia numa terra de fantasia com a Barbie e depois, com a bomba atômica, voltar para a dura realidade de que todos vamos morrer e nada do que fazemos importa.”

“O ser humano consegue criar mundos apenas na arte. Já na vida real, o prospecto da destruição total existe há 80 anos”, completou Lino.

“O que mais me deixa no hype de ver Barbie é ver qual será a linha narrativa do filme. Embora seja algo esperado, mas tem o toque da direção que pode fazer do filme uma experiência interessante. Já no caso de Oppenheimer, consigo entender bem qual o direcionamento do diretor”, finalizou Michel.

Briga de audiência


Na briga da audiência, no entanto, Barbie lidera o ranking. A produção bateu o recorde na pré-venda de ingressos para a estreia. O longa ultrapassou títulos como Batman e Animais Fantásticos, tornando-se a maior pré-venda da Warner Bros. Pictures de todos os tempos em solo brasileiro.

O longa também tomou conta da web: dados do Google Trends enviados ao Metrópoles apontam que Barbie é a 23ª palavra mais buscada da categoria arte e entretenimento no Brasil nos últimos sete dias, além de ter sido o filme mais buscado do país neste ano.

O Google Trends ainda diz que o Brasil é o 32º país com mais interesse de busca por Barbie no mundo em 2023, enquanto o ranking fica com Cuba, Grécia e Equador.