Celebridades

Mãe de Larissa Manoela é investigada por intolerância religiosa no Rio

Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, é investigada pela Polícia Civil do Rio após chamar os pais de André Frambach de 'macumbeiros'

Por Metrópoles 23/08/2023 08h08
Mãe de Larissa Manoela é investigada por intolerância religiosa no Rio
Larissa Manoela com a mãe Silvana - Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar se Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, teria cometido crime de intolerância religiosa. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) vai apurar os fatos.

Em nota, a polícia confirmou a situação ao Metrópoles. “A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) recebeu notícia-crime em razão de possível prática de intolerância religiosa. O fato será apurado”, diz o comunicado da assessoria de imprensa.

No documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio, representada por Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), diz:

“A configuração desse ato discriminatório apresenta-se como formas contemporâneas do racismo, que objetiva preservar a incolumidade dos direitos da personalidade, como a essencial dignidade da pessoa humana.”

“Dessa forma, mostra-se que a manifestação de Silvana extravasa os limites da livre manifestação de ideias, constituindo-se em insultos, ofensas e estímulo à intolerância e ao ódio contra as religiões de matriz africana, não merecendo proteção constitucional e não podendo ser considerados liberdade de expressão, enquadrando-se no crime de racismo”, completa.

Entenda o caso

O caso veio à tona após o colunista Lucas Pasin, do UOL, divulgar o print de uma conversa entre Larissa e a mãe. No bate-papo, Silvana usa termos ofensivos a religião afrobrasileira.

“Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk”, diz Silvana no trecho.

Print da conversa entre Larissa Manoela e a mãe Silvana Taques exposta por Lucas Pasin
Reprodução/Uol