Celebridades

Faustão é extubado e respira sem auxílio de aparelhos, diz hospital

As informações foram divulgadas no fim da tarde dessa segunda-feira (29), pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Por Splash Uol 30/08/2023 09h09
Faustão é extubado e respira sem auxílio de aparelhos, diz hospital
Faustão - Foto: Internet/ Ilustração

O apresentador Faustão foi extubado na manhã de hoje, está consciente, conversando normal e segue com boa função do coração. As informações foram divulgadas no fim da tarde dessa segunda-feira (29), pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

"Após transplante de coração realizado no último domingo (27/08), no Hospital Israelita Albert Einstein, Fausto Silva foi extubado hoje pela manhã e respira sem auxílio de aparelhos. O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva."

O comunicado é assinado pelo Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein, e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

O que aconteceu?

Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez a cirurgia para receber um novo coração em 27 de agosto. O apresentador estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, o que lhe colocou na lista de prioridades.

Segundo o Einstein, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo contatou o hospital na madrugada deste domingo para informar sobre o coração para ser transplantado no apresentador. Após a avaliação de compatibilidade do órgão, a cirurgia foi realizada e durou cerca de 2h30.

Conforme a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, durante a madrugada de ontem, o sistema localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante. Faustão, no entanto, ocupava o segundo lugar entre os casos prioritários.

Luciana Cardoso, 46, mulher de Faustão, publicou uma carta aberta de agradecimento nas redes sociais: "Nos mantivemos em silêncio, como é característica da família, até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia".