Música

Restart arrasa em show de despedida e ressalta o ‘amor ao emo’ no Brasil

Os quatro integrantes estavam claramente emocionados com o show e o carinho dos fãs

Por OFuxico 09/10/2023 11h11
Restart arrasa em show de despedida e ressalta o ‘amor ao emo’ no Brasil
Pe Lu, Pe Lanza e Koba tocando juntos no show da banda Restart na turnê “Pra Você Lembrar” - Foto: Leo Franco/AgNews

Uma das maiores surpresas na música brasileira em 2023 com certeza foi o retorno do movimento Emo (gênero musical nascido na década de 1980 focado em uma sonoridade melódica com expressão emocional nas letras, fossem românticas, emotivas ou reveladoras sobre sentimentos) com bandas que fizeram sucesso no país nos anos 2000 e 2010, que acabaram entrando em longas pausas de anos e voltaram todas este ano em reuniões e despedidas.

Entre as que mais chamam atenção nesse sentido, com certeza são NX Zero, que está desde maio em turnê pelo país e encerrará em São Paulo com dois shows no Allianz Parque; Cine, que farão os últimos shows da banda no festival Replay, que ocorrerá em novembro no Novo Anhangabaú, em São Paulo; e Restart, a grande estrela desse texto.

Em uma turnê de despedida, intitulada “Pra Você Lembrar”, a banda fará shows ao longo dos próximos meses, ou seja, final de 2023 e início de 2024, em diversas capitais brasileiras, e eles optaram por estrear a tour em São Paulo, com dois shows no Espaço Unimed, na zona oeste da capital paulistana.

OFuxico foi convidado e teve a oportunidade de cobrir a segunda apresentação do comeback do grupo, que ocorreu nesse domingo, 08 de outubro, enquanto a primeira aconteceu um dia antes, e abaixo falará um pouco de como foi a performance do Restart, e depois relembrará a história e importância da banda na indústria musical e até na moda brasileira.

COMO FOI O SHOW?

Com a segunda data também esgotada, os fãs estavam em polvorosa, e foi chegando o horário da apresentação e os gritos de “começa, começa, começa” ecoaram por todo o Espaço Unimed. Uma luz piscando no logo da banda era suficiente para todos irem à loucura, e quando a contagem regressiva começou para o pano cair, ninguém mais estava nessa realidade. Um adendo que quando a cortina desceu, a contagem começou novamente, e aí sim os quatro integrantes subiram no palco com pompa e circunstância.

Primeiro single da carreira, “Recomeçar” foi responsável por abrir a performance, já mostrando do que o grupo era capaz com seus espectadores presentes, que cantaram cada sílaba com toda força e coração, e isso se repetiu por praticamente todo o show, mas quando as maiores canções, como “Menina Estranha”, “Matemática”, “Vou Cantar” e “Happy Rock Sunday”, estavam tocando, a “força” aumentava exponencialmente.

BANDA COMPLETAMENTE EMOCIONADA

Os quatro integrantes estavam claramente emocionados com o show e o carinho dos fãs, e demonstravam isso a todo momento. “Antes de qualquer coisa, queria deixar um beijo no coração de todos vocês. Tem sido muito incrível revisitar toda essa nossa história, e nossa, pois a gente escreveu em parceria com todos vocês que estão aí embaixo. Encontramos vários rostinhos conhecidos, e também é muito legal dar oportunidade de várias pessoas verem isso ao vivo. Acima de tudo divirtam-se, desfrutem, essa festa aqui é para vocês”, declarou Pe Lanza.

Durante o momento acústico do show, Pe Lu disse: “Esse momento lembra muito nosso início, em que os quatro levavam violões para o intervalo do colégio, nos sentávamos na mesa e tocávamos as músicas que a gente curtia, e depois o que viriam a ser nossas primeiras músicas. Nesses momentos, cresceu nossa amizade, nasceu nossa conexão e amor pela música, e arrisco dizer que foram nesses momentos que nasceu a Restart”.

“No processo de criar esse show, essa turnê, a gente se reconectou muito com esses momentos, o porquê a gente faz música, porque fazemos música juntos, e como estamos no clima que lembra muito esses momentos, também queríamos que vocês se reconectassem com esses primeiros momentos que vocês tiveram contato com a Restart, ouviram uma música, fizeram algum amigo, que lembrem dos seus amores que ficaram, dos que já foram e abriram espaço para novos amores. É para se conectar quando tudo começou”, concluiu o vocalista e guitarrista do grupo.

MOMENTOS MARCANTES

Voltando a falar do repertório, os maiores hits da banda estiveram presentes além dos já citados, mostrando que de fato era para “reviver” todo o amor que sentiam pelos artistas e suas obras, e dificilmente alguma música marcante ficou de fora. Para este que vos escreve, “Cara de Santa” fez falta, mas não impediu que a conexão com o que era performado acontecesse de maneira profunda e intrínseca, e a energia do show foi surreal.

Por fim, mais dois destaques dessa noite que entrou para a história: “Esse Amor em Mim”, em que uma fã, chamada Jennifer, foi escolhida por Pe Lu para receber uma homenagem com a faixa, com ele e Pe Lanza cantando diretamente para ela, e até simulando um “pedido de casamento”.

“Levo Comigo”, maior hit da carreira do Restart, encerrou a apresentações depois que eles deixaram o palco quando terminaram “Lembranças”, com o público chamando-os de volta. Primeiro, Pe Lu cantou sozinho com os fãs no piano, e depois a banda inteira entrou para concluir tudo, com a emoção dominando 1000%.

Tags: