Celebridades

Astros de “Friends” falam pela 1ª vez sobre morte de Matthew Perry: “Totalmente devastados”

Elenco principal da série disse que está processando a perda do colega

Por CNN Brasil 31/10/2023 08h08
Astros de “Friends” falam pela 1ª vez sobre morte de Matthew Perry: “Totalmente devastados”
Matthew Perry e Jennifer Aniston contracenando como Chandler e Rachel em "Friends" - Foto: NBC/Reprodução

O elenco de “Friends” quebrou o silêncio sobre a morte do ator Matthew Perry.

Em um comunicado fornecido à People na segunda-feira (30), Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Matt LeBlanc escreveram: “Estamos todos totalmente arrasados ​​com a perda de Matthew. Éramos mais do que apenas colegas de elenco. Nós somos uma família.”

“Há muito a dizer, mas agora vamos reservar um momento para lamentar e processar esta perda incompreensível”, continuou o comunicado. “Com o tempo diremos mais, como e quando pudermos. Por enquanto, nossos pensamentos e nosso amor estão com a família de Matty, seus amigos e todos que o amavam ao redor do mundo.”

Perry morreu no sábado em sua casa na região de Los Angeles (LA). Ele tinha 54 anos.

A CNN entrou em contato com representantes dos atores.

Perry estrelou o seriado da NBC “Friends” de 1994 a 2004 como Chandler Bing, o membro charmoso e sarcástico de um grupo de amigos unidos que moram na cidade de Nova York. O programa foi um dos mais populares de sua época e continua atingindo o público jovem nas plataformas de streaming.

Em seu papel, Perry foi indicado ao Emmy de Melhor Ator Principal em Série de Comédia em 2002, e também foi indicado em 2021 como produtor executivo do especial “Friends: The Reunion”, da HBO Max.

A CNN informou no domingo que o corpo de Perry está no Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles e que uma autópsia está pendente, de acordo com registros online dessa agência.

Perry foi encontrado “inconsciente em uma jacuzzi”, de acordo com um comunicado do Corpo de Bombeiros de Los Angeles fornecido à CNN nesta segunda-feira (30).

“Uma testemunha trouxe a cabeça do homem para fora d’água e o levou até a borda, os bombeiros, então, o removeram da água quando chegaram”, disseram eles quando questionados sobre o incidente no endereço de Perry.

“Uma rápida avaliação médica, infelizmente, revelou que o homem havia falecido antes da chegada do socorrista”.

O Corpo de Bombeiros de LA disse que as circunstâncias estão sendo investigadas pelo Departamento de Polícia do estado e pelo Médico Legista do Condado de Los Angeles, mas por enquanto não há suspeita de crime, disse uma fonte policial à CNN.

No domingo (29), os co-criadores de “Friends”, Marta Kauffman e David Crane, e o produtor executivo Kevin Bright enviaram um comunicado à CNN, dizendo que estavam “chocados e profundamente tristes com o falecimento de nosso querido amigo Matthew”.

“Sempre valorizaremos a alegria, a luz, a inteligência ofuscante que ele trouxe para cada momento – não apenas para o seu trabalho, mas também para a vida. Ele sempre foi a pessoa mais engraçada da sala”, dizia o comunicado.

“Mais do que isso, ele era o mais doce, com um coração generoso e altruísta… Este é realmente aquele em que nossos corações estão partidos”.

Amigos para sempre

A química entre o elenco de “Friends” foi muito além da dinâmica na tela. Os atores permaneceram próximos desde o término da série, em 2004.

Em um momento emocionante no especial “Friends: The Reunion”, da HBO Max em 2021, Perry disse que sempre que eles se encontravam “era o fim da noite. Você simplesmente fica com a pessoa a noite toda e pronto”.

Os colegas de elenco de Perry também o ajudaram, às vezes, a superar sua luta contra o vício. Em suas memórias, ele contou como uma visita de Jennifer Aniston ao seu trailer o fez perceber que sua batalha contra o alcoolismo não era tão secreta quanto ele pensava.

“‘Eu sei que você está bebendo’, disse ela”, escreveu Perry, acrescentando mais tarde que ser “confrontado” por Aniston sobre sua bebida foi “devastador”.

Sua estreita conexão como grupo também se estendeu às suas negociações comerciais.

Em 1996, o elenco empregou uma tática de negociação que era referência para fechar novos acordos com seu estúdio: permanecerem juntos. Ao final da série, cada membro do elenco principal estava ganhando US$ 1 milhão por episódio.

“É um grupo muito amoroso e unido”, disse Perry durante uma entrevista de 2021 ao Entertainment Tonight. “Quando nos vemos, é uma coisa muito emocionante”, acrescentou.