Cinema

Greve de atores em Hollywood chega ao fim após 118 dias de luta

O sindicato disse que a greve terminaria oficialmente às 12h01 de quinta-feira, 09 de novembro (horário local)

Por OFuxico 09/11/2023 09h09
Greve de atores em Hollywood chega ao fim após 118 dias de luta
A maioria dos ganhos mínimos irá aumentar em 7%, além de forte proteção contratual por uso de IA - Foto: Pexels

E veio a notícia que o mundo não esperava que fosse chegar depois de tanto tempo: chegou ao fim a Greve de Atores em Hollywood após 118 dias em paralisação, com os artistas estando em protesto com os estúdios desde o dia 13 de julho deste ano. Foi a greve de atores de Hollywood mais longa da história.

Isso aconteceu porque o Sindicato de Atores (SAG – AFTRA) conseguiu chegar a um acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), associação que representa diversos estúdios de filmes e séries, como a Sony, a Disney, a Warner, entre outros.

Foram muitas rodadas de negociação, inclusive nesta quarta-feira, 08 de novwmbro, para que ambas as partes ficassem satisfeitas. A última proposta dos estúdios foi aprovada pelo comitê do sindicato por unanimidade, conforme revelou a revista Variety.

Foi revelado também que o sindicato disse que a greve terminaria oficialmente às 12h01 de quinta-feira, 09 de novembro (horário local). O próximo acordo vai para o conselho nacional SAG-AFTRA para aprovação na sexta-feira, 10 de novembro, e ai os detalhes completos do acordo serão revelados.

Vale lembrar que, tal qual foi com os roteiristas, é um acordo provisório de três anos, que deve ser discutido futuramente e, quem sabe, renovado ou abolido, o que geraria novas consequências. Mas isso ó vamos penar lá na frente, não é mesmo?

O que era solicitado? Qual foi o acordo?

De acordo com a Variety, a greve dos atores se deu pela revisão de ganhos residuais por streaming, aumento de salários, regulamentação de uso de IA, limitação de testes de elenco pré-gravados, aumento de pensões e planos de saúde, atualização de períodos de contrato e outros tópicos de contrato.

Sobre os ganhos residuais cada ator recebia um valor fixo do estúdio pela inclusão da obra em uma plataforma de streaming, independente do sucesso da mesma ou não, e os artistas lutaram para que os ganhos residuais pelos trabalhos disponibilizados no streaming sejam baseados na popularidade de cada obra e valor da produção para a empresa.

Isso seria uma solução para o fim das reprises televisivas, afinal, eles ganham um bom valor para cada vez que um episódio ou filme era exibido mais de uma vez, o que por anos eram a fonte de renda principal tanto de atores quanto de roteiristas, mas o sistema televisivo antigo está decaindo.

Inteligência Artificial foi pedra no sapato

Não podemos esquecer do uso de Inteligência Artificial (IA) para replicar a imagem de diferentes atores em uma produção, com atores revelando que chegaram a receber uma proposta para terem sua imagem copiada pela IA e que receberiam apenas pela diária desse momento, mas os estúdios reutilizariam a imagem dos mesmos o quanto quisessem por tempo indeterminado.

O Sindicato pede consentimento para todo e qualquer uso individual de imagem de atores, ponto que a AMPTP recusou aceitar, irritando a classe artística, que teria uma imagem reproduzida a rodo sem receber por isso. Esse foi o ponto que mais adiou o fim da Greve, pois as duas partes não entravam em acordo sobre o tema.

Com o acordo final aprovado, isso fará com que a maioria dos ganhos mínimos aumente em 7%, além de forte proteção contratual por uso de IA, garantiu a Variety. Como dissemos anteriormente, os detalhes exatos serão divulgados na sexta-feira, 10 de novembro, e saberemos como de fato serão os ganhos residuais e as proteções contra IA foram delimitados.