Celebridades

Com arma e polêmicas, Jojo Todynho adota versão 'conservadora' na web

Jojo Todynho vem se envolvendo em uma série de polêmicas e transformando sua imagem em conservadora

Por Metrópoles 09/04/2024 08h08
Com arma e polêmicas, Jojo Todynho adota versão 'conservadora' na web
A mudança nas atitudes e ideias defendidas pela campeão de A Fazenda tem gerado supresa entre os fãs - Foto: Reprodução/Instagram

Se tem algo que Jojo Todynho não pode dizer é que seu nome não está em alta. Nos últimos meses, a voz de Que Tiro Foi Esse?, que já foi associado a pautas progressistas, se voltou para temas e declarações mais próximas do campo conservadora. A mudança nas atitudes e ideias defendidas pela campeão de A Fazenda tem gerado supresa entre os fãs.

Antes conhecida como ícone da comunidade LGBTQIAP+ e defensora ferrenha dos direitos de minorias, Jojo ganhou sucesso nacional com a música Que Tiro Foi Esse, faixa que se apropria de conhecida gíria da comunidade LGBT. A atriz, inclusive, apresentou-se em paradas gay com roupas da bandeira da comunidade.

Porém, ao menos estéticamente, essa versão de Jojo ficou para trás. Nos últimos tempos, a cantora, influencer e estudante de
direito tem se envolvido com polêmicas que envolvem críticas aos direitos humanos, apoio a candidatos de direita, incentivo à política armamentistas, declarações anti-vacina e até acusações de homofobia.

Após essa mudança estética e ideológica, fãs e admiradores têm se perguntado o que levou Jojo Todynho a “mudar de lado”? Ou, ao menos, a se posicionar mais claramente a favor de pautas “conservadoras”?

Sociólogo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pesquisador de comunicação e consumo, Gabriel Rossi ressalta um caráter utilitarista nessa nova Jojo Todynho. Para ele, a mudança da cantora tem um fim específico. “[Ela busca agora] posicionar sua imagem e se colar a um grupo ideológico”, avalia.

Jojo Todynho e a política

O “rebranding” de Jojo alimentou nas redes sociais um tema que, volta e meia, surge em relação à cantora: uma possível proximidade dela com as ideias defendidas por Jair Bolsonaro (PL).

O mais recente rumor que circulou na web foi uma suposta ligação que a cantora teria recebido do ex-presidente. Jojo alegou que seu “pai de coração” vai se candidatar a vereador pelo Partido Liberal, o mesmo do político, mas garantiu não ter recebido
nenhuma ligação de Bolsonaro.

“Eu não falei em telefone nenhum com Bolsonaro, eu não estou me candidatando a nada. Não estou tendo tempo nem para mim, que dirá para me candidatar. O povo não tem mais o que inventar, não tem mais o que inventar de mim”, disparou Jojo.

De acordo com Rossi, Jojo usa táticas para mudar sua posição perante o público. “Pelo ponto de vista técnico, ela está utilizando a lógica midiática contemporânea: tribalização de grupos distintos, em uma dinâmica de confrontos diretos, atos beligerantes e fragmentação polarizada das discussões. Esses movimentos causam atenção midiática e circulam em aplicativos que mixam mensagens”, explica.