Esportes Mundo

Presidente do COI critica comportamento russo com Valieva: "Foi arrepiante"

Caso de doping aconteceu nas Olimpíadas de inverno

Por Yahoo Esportes 18/02/2022 11h11
Presidente do COI critica comportamento russo com Valieva: 'Foi arrepiante'
Presidente do COI, Thomas Bach, visita Estádio Nacional em Tóquio - Foto: AFP

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, criticou "a tremenda frieza" em relação à patinadora artística russa Kamila Valieva, acusada de doping, por sua equipe durante sua atuação nesta quinta-feira (17) nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. A jovem não conseguiu repetir a atuação da prova por equipes e terminou a disputa sem medalha.

Bach disse que se sentiu "muito perturbado" ao ver a participação de Valieva, que aconteceu em uma "atmosfera fria" causada pela "frieza" e até "gestos de reprovação" da jovem equipe russa.

Durante o programa de patinação livre, Valieva sofreu algumas quedas que a deixaram fora do pódio, na quarta posição. Após a prova, chorando, ficou visivelmente chateada, mas seu treinador, Eteri Tutberidze, a criticou: "Por que você parou de lutar?", algo que surpreendeu Bach: "Vendo ela lutando, tentando se recompor, ela pode ver o imenso estresse mental, talvez ela preferisse deixar essa história para trás. Eles a receberam com muita frieza. Foi arrepiante. Em vez de consolá-la, eles estavam muito distantes”, declarou.

O alemão se preocupou com a "grande pressão" que a atleta deve ter vivenciado, algo que deve ter sido "muito difícil para uma jovem de 15 anos", e expressou sua esperança de que não tenha sido uma "experiência traumática" para ela.

A resposta da Rússia às palavras de Bach foi imediata. " Estamos profundamente desapontados ao ver um presidente do COI tecer sua própria narrativa fictícia sobre os sentimentos de nossos atletas e depois apresentá-los publicamente como a voz do COI. Isso é francamente inadequado e errado", disse Dmitry Chernyshenko, vice-primeiro-ministro da Rússia.

Vale lembrar que a jovem patinadora russa testou positivo para trimetazidina (medicamento que consta na lista de produtos proibidos da Agência Mundial Antidoping) em um teste antidoping realizado no final de dezembro passado, cujos resultados só foram conhecidos em 8 de fevereiro, quando ela já havia conquistado um ouro para a delegação russa na patinação artística por equipes.

No entanto, o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) anunciou que Valieva poderia continuar competindo nos Jogos de Pequim 2022 enquanto a investigação continuasse, já que ela não testou positivo após o início dos Jogos e impedi-la de participar causaria "irreparáveis danos".

O presidente olímpico apontou mais uma vez para o ambiente da patinadora, cuja investigação “é extremamente importante porque Valieva é menor de idade” e porque o doping “raramente ocorre sozinho, as equipes auxiliam, iniciam ou mesmo impõem”, finalizou.