Futebol

No topo, Palmeiras domina principais estatísticas entre brasileiros na Libertadores

Verdão chegou a mais uma quartas de finais da competição

Por Yahoo Esportes 08/07/2022 10h10
No topo, Palmeiras domina principais estatísticas entre brasileiros na Libertadores
Jogadores do Palmeiras comemoram o gol de Murilo - Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

Com a goleada sobre o Cerro Porteño, o Palmeiras avançou às quartas de final da Copa Libertadores. O feito fez com que o clube se tornasse o primeiro brasileiro a atingir essa fase do torneio em cinco vezes consecutivas, além de ser um novo recorde emplacado pela equipe de Abel.

Depois da conquista de 1999, o Verdão não havia mais levantado a taça do torneio continental. Com a chegada do técnico português e o bicampeonato de 2020 e 2021, as coisas mudaram para melhor. Agora, ao lado de São Paulo, Santos e Grêmio, o clube alviverde é o maior campeão da disputa.

Em relação às edições e finais disputadas, o time palmeirense também assume a ponta da lista. Foram 22 Libertadores, sendo sete consecutivamente, e seis decisões com três vitórias.

Com a maior quantidade de jogos dentre os clubes brasileiros que já estiveram na principal competição do continente, totalizando 218 até aqui, o Verdão também é a equipe que mais venceu: foram 125 comemorações.

Como mandante, são 75 triunfos, como visitante, 48, já fora do país, os palmeirenses puderam celebrar 44 vezes, o que faz com que os topos dessas estatísticas também sejam ocupados por Abel Ferreira e companhia.

Um time que conta com o décimo maior artilheiro brasileiro da Libertadores também se destaca em gols marcados. Com 18 tentos, Rony ajuda a equipe a ampliar, cada vez mais, os bons números no quesito.

O Palmeiras é o clube do país com mais bolas na rede no torneio (425), mais tentos como mandante (251), como visitante (171) e também nos estádios longe do Brasil (145).

Vale lembrar que o Alviverde avançou às quartas de final da competição. Ou seja, os números podem ser ainda melhores daqui para frente e em caso de novas classificações ao longo da atual edição.

Veja os quesitos que o Verdão lidera dentre brasileiros na Liberta:

Maior brasileiro campeão do torneio: 3 títulos
Mais quartas de final consecutivas: 5 vezes
Mais finais disputadas: 6 vezes
Mais edições disputadas: 22 vezes
Mais edições disputadas consecutivamente: 7 vezes
Mais jogos: 218
Mais vitórias: 125
Mais vitórias como mandante: 75
Mais vitórias como visitante: 48
Mais vitórias fora do Brasil: 44
Mais gols marcados: 425
Mais gols como mandante: 251
Mais gols como visitante: 171
Mais gols fora do Brasil: 145