Futebol

Catar prende trabalhadores que protestam por atraso de pagamento

País tem questionamentos sobre direitos humanos

Por Yahoo Esportes 22/08/2022 11h11
Catar prende trabalhadores que protestam por atraso de pagamento
Fifa vende 2,45 milhões de ingressos para Copa do Mundo no Catar - Foto: reprodução

O Catar prendeu recentemente pelo menos 60 trabalhadores estrangeiros que protestaram por meses sem pagamento e deportaram alguns deles, disse um grupo de defesa, apenas três meses antes de Doha sediar a Copa do Mundo de 2022.

A medida ocorre quando o Catar enfrenta intensas críticas sobre suas práticas trabalhistas antes do torneio. Como outras nações árabes do Golfo, o Catar depende fortemente de mão de obra estrangeira. O protesto dos trabalhadores há uma semana e a reação do Catar pode alimentar ainda mais a preocupação.

O chefe de uma consultoria trabalhista que investiga o incidente disse que as detenções lançam novas dúvidas sobre as promessas do Catar de melhorar o tratamento dos trabalhadores. “Esta é realmente a realidade que está vindo à tona?” perguntou Mustafa Qadri, diretor executivo do grupo Equidem.

Em um comunicado à agência de notícias Associated Press na noite de domingo, o governo do Catar reconheceu que “vários manifestantes foram detidos por violar as leis de segurança pública”. Ele se recusou a oferecer qualquer informação sobre as prisões ou deportações.

Imagens de vídeo postadas online mostraram cerca de 60 trabalhadores irritados com seus salários protestando em 14 de agosto do lado de fora dos escritórios de Doha do Al Bandary International Group, um conglomerado que inclui construção, imóveis, hotéis, serviços de alimentação e outros empreendimentos.

Alguns dos manifestantes não recebiam seus salários há sete meses, disse Equidem.

O governo do Catar reconheceu que a empresa não pagou salários e que seu Ministério do Trabalho pagaria “todos os salários e benefícios atrasados” aos afetados.

“A empresa já estava sendo investigada pelas autoridades por falta de pagamento de salários antes do incidente, e agora outras medidas estão sendo tomadas depois que um prazo para liquidar os pagamentos de salários pendentes foi perdido”, disse o governo.

Um trabalhador detido que ligou para Equidem do centro de detenção descreveu ter visto cerca de 300 de seus colegas de Bangladesh, Egito, Índia, Nepal e Filipinas. Ele disse que alguns receberam salários após o protesto, enquanto outros não.

Desde que a FIFA concedeu o torneio ao Catar em 2010, o país tomou algumas medidas para reformular as práticas de emprego do país. Isso inclui a eliminação do chamado sistema de emprego kafala, que ligava os trabalhadores a seus empregadores, que diziam se podiam deixar seus empregos ou até mesmo o país.

O Catar também adotou um salário mínimo mensal de 1.000 riais catarianos (cerca de 1.400 reais) para os trabalhadores e exigiu subsídios de alimentação e moradia para funcionários que não recebem isso diretamente de seus empregadores.