Futebol

Estádio de tragédia na Indonésia será demolido

A tragédia aconteceu após uma partida do campeonato nacional na cidade de Malang em 1º de outubro foi atribuída à polícia ter disparado gás lacrimogêneo no estádio

Por Yahoo Esportes 24/10/2022 10h10
Estádio de tragédia na Indonésia será demolido
Presidente da Fifa Gianni Infantino se encontrou com o presidente da Indonésia Joko Widodo. - Foto: Zulkarnain/Xinhua via Getty Images

A Indonésia vai demolir e reconstruir o estádio de futebol onde uma confusão matou mais de 130 pessoas este mês, disse o presidente Joko Widodo, prometendo "transformar completamente" o esporte no país louco por futebol.

O presidente, popularmente conhecido como Jokowi, falava a repórteres no palácio do estado depois de se encontrar com Gianni Infantino, chefe da entidade que rege o futebol mundial, a Fifa.

"O estádio Kanjuruhan em Malang... vamos demoli-lo e reconstruí-lo de acordo com os padrões da FIFA", disse ele.

A tragédia aconteceu após uma partida do campeonato nacional na cidade de Malang em 1º de outubro foi atribuída à polícia ter disparado gás lacrimogêneo no estádio, uma medida de controle de multidões proibida pela FIFA.

O presidente disse que concordou com Infantino sobre mudanças significativas na forma como o esporte é administrado na Indonésia.

"Concordamos em transformar completamente o futebol indonésio", disse ele. "Todos os aspectos da preparação precisam ser baseados nos padrões da FIFA."

O encontro entre Jokowi e Infantino ocorre depois que a Indonésia e a FIFA concordaram em formar uma força-tarefa conjunta após a tragédia do estádio e enquanto o país se prepara para sediar a Copa do Mundo Sub-20 no próximo ano.

Falando ao lado de Jokowi, Infantino disse que a primeira prioridade da Fifa é garantir a segurança de jogadores e torcedores no país do sudeste asiático.

"Este é um país do futebol, um país onde o futebol é uma paixão para mais de 100 milhões de pessoas", disse ele. "Devemos a eles que, quando virem uma partida, estejam seguros e protegidos."

Infantino, que presenteou o presidente com uma camisa vermelha da FIFA com seu nome impresso, disse que o órgão global de futebol trabalhará em estreita colaboração com o governo para garantir que todos os estádios atendam aos requisitos de segurança. de segurança e que a Copa do Mundo Sub-20 ocorra sem problemas no próximo ano.

Sob pressão para explicar o que causou um dos maiores desastres em estádios do mundo, uma equipe de investigação formada pelo governo divulgou um relatório na semana passada que concluiu que o uso "excessivo" e "indiscriminado" de gás lacrimogêneo foi a principal causa de morte.

O relatório também identificou outros fatores contribuintes, incluindo o estádio lotado além da capacidade, portas de saída trancadas e uma pressão dos dirigentes da liga para realizar o jogo à noite para garantir melhores classificações para uma emissora local, apesar de um pedido da polícia para realizar uma partida entre rivais ferozes durante o dia.

A equipe de apuração de fatos também disse que mais de três horas de imagens de câmeras de segurança cerca de uma hora após a partida foram excluídas. A equipe solicitou que a polícia forneça essas imagens e também pediu que o chefe da Associação Indonésia de Futebol renuncie.