Futebol

Fifa anuncia novo Mundial de Clubes a partir de 2025 com 32 times

Torneio deverá acontecer nas mesmas sedes da Copa de 2026

Por Yahoo Esportes 16/12/2022 10h10
Fifa anuncia novo Mundial de Clubes a partir de 2025 com 32 times
Gianni Infantino, presidente da FIFA - Foto: Internet

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (14) o novo formato do Mundial de clubes a partir de 2025 com 32 times. A tendência é que ocorra na América do Norte como evento “teste” para Copa do Mundo de 2026.

"Como vocês sempre lembram, haverá uma Copa do Mundo de clubes. Será em 2025 - e terá 32 times. Detalhes ainda precisam ser discutidos. Será como uma Copa do Mundo", declarou Infantino em entrevista coletiva nesta sexta a dois dias da final da Copa do Mundo do Catar.

Também houve a promessa do mandatário da Fifa da organização do Mundial de clubes feminino com local e datas ainda a serem confirmadas. Outro anúncio na sequência foi de equiparar o número de seleções femininas participantes das Olimpíadas para 16, como acontece no futebol masculino.

De acordo com a apuração do Globoesporte.com, a Uefa e a Eca (Associação de Clubes Europeus) querem que a Europa seja representada por 12 times. É o tipo de condição imposta para apoiar este torneio.

Há de se lembrar que esse formato do Mundial de Clubes foi anunciado pela FIFA no ano 2019. O novo modelo de disputa seria implantado em 2021 com 24 clubes. Porém, a pandemia da Covid-19 postergou essa estreia e a entidade que não alterou o formato com os respectivos campeões continentais dos anos seguintes.

A ideia era que na proposta inicial o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes.

À época, as agremiações europeias e a UEFA não aderiram a esse novo torneio com a alegação de que ocuparia enorme no calendário. Essa ampliação de 24 para 32 clubes pode acarretar em nova resistência dos europeus para o Mundial.