Futebol

Onde assistir futebol na TV aberta em 2023?

Confira um 'mini-guia' para que o torcedor possa se organizar e assistir a todos os jogos

Por Yahoo Esportes 06/01/2023 10h10
Onde assistir futebol na TV aberta em 2023?
Agenda esportiva da TV - Foto: Google imagens

Vivendo na era dos serviços de streaming e novos contratos de transmissão das principais competições de futebol em todo o mundo, o Yahoo Esportes preparou um 'mini-guia' para que o torcedor possa se organizar e assistir a todos os jogos que deseja sem perder nenhuma partida de seu time de coração.

Globo

Com o retorno da Copa Libertadores da América no cardápio da maior emissora do país, a Globo volta suas forças com a grande competição do continente. Além da Liberta, a Copa do Brasil também é da emissora do Rio de Janeiro até o ano de 2024, pelo menos, além dos principais estaduais do país, com exceção do Paulista e do Carioca, como o Campeonato Gaúcho, o Mineiro e o Pernambucano.

Além das competições citadas acima, a Globo ainda conta com o Brasileirão Feminino, além da Supercopa Feminina e, entre julho e agosto, irá transmitir a Copa do Mundo Feminina, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia.

Band
O retorno do futebol na Band será em alto nível, com a transmissão de, pelo menos, 25 partidas do Campeonato Carioca. A princípio, serão dois jogos por rodada, sem ter divisão de praças. Por conta de acordos financeiros, os jogos de Botafogo e Vasco, como mandantes não serão transmitidos pela emissora do Morumbi. Fechando o cardápio da Band, o Campeonato Alemão e o Potiguar também estarão na telinha.

SBT

Depois de perder a Libertadores, a rede de Silvio Santos contra-atacou com a compra dos direitos da Copa Sul-Americana até o ano de 2026, o que fará com que a competição, que estava fora da TV aberta desde 2019, retorne à grade de programação.

Focando no Velho Continente, o SBT mantém as transmissões da Liga dos Campeões da Europa, a Liga Europa, a final da Liga da Conferência e a Supercopa da UEFA, além de transmitir a Copa do Nordeste para os estados que fazem parte da região.

Record

Novamente, a emissora de Edir Macedo fará a transmissão do Campeonato Paulista de forma exclusiva na TV aberta. Um jogo por rodada será transmitido, além das partidas do mata-mata e os dois jogos das finais. No Ceará e no Sergipe, os campeonatos estaduais serão transmitidos pelas afiliadas da Record nos estados.

TV Cultura

Sendo sublicenciada do SBT, a emissora fará as transmissões da Liga Europa e da final da Liga da Conferência, além de ter contrato com a Federação Paulista de Futebol para transmitir a Série A2 do Paulistão, a Copa Paulista e as semifinais e finais do Paulistão Feminino e do Paulistão sub-20 masculino.

Sem definição

O Mundial de Clubes, que será disputado pelo Flamengo, ainda não tem a sua transmissão definida. Até o ano passado, a Band era a emissora responsável em televisionar o torneio, mas o contrato não foi renovado.

A Série B do Campeonato Brasileiro era da Globo até a última edição, mas o grupo carioca não renovou o contrato e um processo de licitação será feito para que a definição seja feita.

Fora da TV aberta

Campeonatos europeus, como o Inglês, o Italiano, o Francês, o Português e o Espanhol são de direito exclusivo do Grupo Disney, que retransmite as partidas através da ESPN, então não será possível assistir aos jogos na TV aberta.

A Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente Del Valle, também é exclusiva da ESPN e não será transmitida em TV aberta.