Futebol

Robinho: STJ nega pedido de retenção de passaporte

Justiça brasileira recebeu pedido italiano de que Robinho cumpra sua pena de nove anos de prisão no Brasil.

Por Yahoo Esportes 08/03/2023 10h10
Robinho: STJ nega pedido de retenção de passaporte
Vítima de Robinho abriu mão do dano moral: “Questão não é financeira” - Foto: Reprodução

Condenado a nove anos de prisão por ter estuprado uma mulher albanesa no ano de 2013 na Itália, o ex-atacante Robinho teve um pedido de retenção de seu passaporte negado pela presidente do Supremo Tribunal de Justiça, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, nesta terça-feira após uma ONG realizar o pedido.

A União Brasileira de Mulheres (UBM), que buscou, também, entrar no caso como terceiro interessado (chamado juridicamente de amicus curiae), viu a solicitação de retenção do passaporte de Robinho negada, assim como o pedido de ingressar no processo. A ministra alegou que a negativa se deu por "Falta de legitimidade do amicus curiae para tanto. O amicus curiae, em regra, sequer pode recorrer de decisões judiciais, quanto mais requerer a imposição de medidas cautelares sobre as partes".

Robinho teve propostas para voltar ao futebol brasileiro
O portal UOL Esporte noticiou no mês de fevereiro que o atacante Robinho está cogitando voltar aos gramados após a condenação em última instância pelo crime de violência sexual na Itália. O jogador de 38 anos foi procurado por dois times nas últimas semanas: Portuguesa Santista e Brasiliense. Os dois clubes disputam divisões menores do futebol brasileiro, com a Briosa na Série A2 do campeonato estadual e o Jacaré disputando a Série D do Brasileirão.

Robinho não atua desde o dia 19 de julho de 2020, quando defendia o Istanbul Basakehir. Ele ainda não está decidido sobre o retorno aos campos. Pessoas próximas do jogador que disputou as Copas de 2006 e 2010 pela Seleção Brasileira dizem que ele quer voltar a competir. Uma das preocupações do ídolo santista é provocações de torcedores com a família e os filhos, naquilo que chama de "perseguição da imprensa".