Futebol

Fortaleza perde e é eliminado pelo Cerro Porteño (2-1) que vai à fase de grupos da Libertadores

Leão agora disputa a Sul-Americana

Por Yahoo Esportes 17/03/2023 10h10
Fortaleza perde e é eliminado pelo Cerro Porteño (2-1) que vai à fase de grupos da Libertadores
Após derrota para o Cerro Porteño, Fortaleza está fora da Libertadores - Foto: AFP

O Cerro Porteño do Paraguai derrotou o Fortaleza por 2 a 1 nesta quinta-feira, em Assunção, e se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores-2023, no jogo de volta da terceira fase disputado no estádio La Nueva Olla Monumental.

Os gols do time paraguaio foram marcados pelo meia Federico Carrizo aos 38 minutos e Claudio Aquino (63).

Guilherme descontou para o time cearense nos acréscimos (90+3).

No jogo de ida, em Fortaleza, na semana passada, o 'Ciclón' havia vencido por 1 a 0, encaminhando sua classificação.

A desvantagem fez o time brasileiro comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda se lançar ao ataque. Aos 6 minutos, os visitantes tiveram sua oportunidade mais clara de abrir o placar, mas a incrível defesa em dois tempos do goleiro brasileiro do Cerro, Jean Fernandes, frustrou o gol do atacante argentino Juan Lucero.

Ele mergulhou e cabeceou forte, de frente para o gol, mas Jean espalmou. No rebote, o também argentino Tomás Pochettino chutou e o goleiro tirou com um tapa até que o defensor Alberto Espínola afastou o perigo, mandando para a lateral.

A empolgação da equipe brasileira em marcar não impressionou o time paraguaio, comandado pelo argentino Facundo Sava, que desenvolveu um jogo ordenado que culminou no primeiro gol, de Carrizo.

O zagueiro Benevenuto quis afastar um cruzamento e acabou mandando a bola na trave esquerda. No rebote, Carrizo soltou uma bomba sem chances para o goleiro brasileiro João Ricardo.

Antes do fim do primeiro tempo, Galhardo recebeu um passe espetacular de Caio Alexandre mas finalizou sem força para a defesa tranquila de Jean, que havia se tornado herói do 'Ciclón de barrio Obrero' ao defender um pênalti contra o Fortaleza no jogo de ida.

- Golaço de Aquino -

No segundo tempo, os brasileiros apostaram na velocidade nos contra-ataques para invadir a área do time local na tentativa de alcançar o empate.

Às vezes com desespero, mas mantendo a ordem, o time paraguaio controlou a situação, mas recebeu vários cartões. Aos 63 minutos, o meia argentino do Cerro, Claudio Aquino, marcou um golaço de voleio ao finalizar uma cobrança de falta da direita do compatriota Carrizo.

Foi o segundo gol azulgrana, que praticamente garantiu a vitória e definiu o rumo do jogo até o apito final do árbitro venezuelano Valenzuela.

Aos 70, Lucero teve a chance de descontar, mas o chute foi novamente defendido por Jean.

Na reta final, o técnico do Cerro colocou três atacantes que fizeram um estrago no campo brasileiro, com a partida ganha.

Aos 82 minutos, Cerro aumentou o placar, mas em posição avançada de seu atacante Braian Samudio. Aos 84, o juiz venezuelano voltou a anular por impedimento do atacante Fernando Fernández, que estava milímetros à frente.

Por fim, em um contra-ataque, Guilherme descontou quando o jogo já estava nos acréscimos (90+3).