Futebol

Bia Haddad joga muito, derruba Jabeur e vai à semi em Roland Garros

Brasileira vence de virada a sétima do mundo e alcança feito inédito para um tenista do Brasil no torneio francês desde Guga em 2001

Por Lance! 07/06/2023 14h02
Bia Haddad joga muito, derruba Jabeur e vai à semi em Roland Garros
Bia Haddad - Foto: Qatar TotalEnergies Open

Beatriz Haddad segue se superando no saibro de Roland Garros. Nesta quarta-feira (7), a tenista brasileira conquistou uma vitória de virada sobre a tunisiana Ons Jabeur, número sete do ranking da WTA, e avançou à semifinal do torneio de tênis em Paris.

Bia derrotou a vice-campeã de Wimbledon e do US Open por 2 sets a 1 de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (5) e 6 a 1, após mais de 2 horas de jogo na quadra central Philippe Chatrier. Com este resultado, a paulistana chega pela primeira vez a uma semi de um Grand Slam (designação dada as quatro principais competições do circuito: Wimbledon, Aberto dos EUA, Aberto da Austrália e Roland Garros).

Além desse feito particular, Beatriz Haddad se torna a primeira brasileira a alcançar esta fase do Aberto da França desde Maria Esther Bueno, em 1966. Contabilizando os homens, ela passa a ser a primeira representante do Brasil a chegar a uma semifinal de um torneio de Grand Slam desde Gustavo Kuerten, quando foi campeão em Paris em 2001.

Bia volta à quadra na quinta-feira (8), quando vai brigar pela vaga na final contra a vencedora do duelo entre a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo e bicampeã do torneio francês em 2020 e 2022, e a americana Coco Gauff, atual vice-campeã de Roland Garros.

O jogo

A partida começou com uma série de quebras, foram quatro seguidas até Jabeur abrir 5 a 3 e fechar por 6/3 em 46 minutos em set com 14 erros da brasileira e apenas seis bolas vencedoras.

O saque passou a entrar no segundo set, e Bia foi ganhando confiança. Teve set-point no final, a rival salvou, mas no tie-break a brasileira foi valente, foi para as bolas e fechou com um winner de forehand na paralela, para delírio do público.

No terceiro set, a confiança era alta e o serviço da tunisiana foi anulado. Bia quebrou duas vezes, dominando os pontos da base. Abriu 3 a 0, permitiu que Ons devolvesse uma delas, após longo game tornou a quebrar para fazer 4 a 1 . O sexto game foi o mais duro e após salvar vários breaks e com doze minutos ela confirmou . Jabeur perdeu as esperanças e a brasileira fechou o jogo.