Futebol

STJ define data para retomar julgamento que pode culminar na prisão de Robinho

Governo italiano pediu cumprimento da pena para o atacante no Brasil

Por Lance! 15/06/2023 11h11
STJ define data para retomar julgamento que pode culminar na prisão de Robinho
Itália pede ao Brasil extradição de Robinho, condenado por estupro - Foto: Divulgação Santos FC

O Superior Tribunal de Justiça marcou para o dia 2 de agosto a análise do pedido do governo italiano para que o ex-atacante Robinho cumpra pena no Brasil. No país europeu, o ex-jogador foi condenado a prisão por estupro de uma mulher, em 2013. A informação é do portal "G1".

A Corte Especial do STJ, que reúne 15 ministros, vai analisar o caso. O órgão também vai retomar a leitura de um pedido da defesa de Robinho, que solicitou a tradução do processo pelo qual o jogador foi condenado. Em abril, o ministro João Otávio de Noronha pediu vista do processo.

O pedido do governo italiano pela homologação da decisão do processo no Brasil ocorreu em fevereiro deste ano. A solicitação das autoridades do país europeu se dá porque a lei brasileira não permite extradição de cidadãos natos para cumprir pena em outros países.

Robinho foi condenado pelo estupro coletivo de uma jovem albanesa, em uma boate de Milão, há 10 anos. Na época, o atacante atuava pelo Milan. A decisão da justiça italiana, em última instância, para a pena de 9 anos de prisão ao brasileiro ocorreu em janeiro do ano passado.