CSA

CSA pede recuperação judicial por conta de dívida milionária

Azulão tem cerca de 20 milhões de Reais em dívidas

Por 7 Segundos 19/07/2023 10h10
CSA pede recuperação judicial por conta de dívida milionária
Rafael Tenório - Foto: Divulgação

O CSA, um dos times mais populares do Nordeste, entrou com um pedido de recuperação judicial por dividas. O pedido feito junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas foi realizado como uma prevenção jurídica, afim de evitar bloqueios de recursos do clube. Atualmente, a dívida total está estimada em R$ 20 milhões.

Um dos grandes motivos para esse aumento na divida foi a construção do novo CT. Só de serviço de serviço de terraplanagem a agremiação aponta um débito de exatos R$ 5 milhões. O processo está registrado na Vara Cível da Comarca de Maceió. O CSA também alega que teve um aumento nos compromissos: de 2,8 milhões, em 2019, para 5,4 milhões no ano de 2022.

“Por razões que fogem à vontade de sua administração, o CSA vem passando por momentânea crise financeira, especialmente diante das quebras de receita por frustração de objetivos esportivos e acúmulo das dívidas ao longo dos anos, conjuntura hábil a justificar o presente pedido de recuperação judicial.”, explicita o Marujo no processo de recuperação.

O clube, ainda cita no pedido a crise das commodities de 2014 como causa do aprofundamento da crise financeira.

“O mercado brasileiro tem passado por uma das mais graves crises econômicas de sua história. Iniciada em 2014, com o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou diretamente as exportações brasileiras e fez diminuir o fluxo de entrada de capital estrangeiro no país”, continua em outro trecho do documento.

O presidente do clube, Rafael Tenório, falou sobre a decisão de entrar na justiça.

- Depois de um longo estudo, o melhor caminho era entrar numa Recuperação Judicial (RJ) pra poder ter tempo de reorganizar o clube. E a RJ não é para enganar os credores, mas movimentar uma conta bancária, não ter os recursos bloqueados, como vem ocorrendo - explicou o dirigente, acrescentando quais serão os próximos passos.

Rafael também comentou quais serão os próximos passos do clube neste processo.

- Temos 60 dias para apresentar o plano de RJ e depois fazermos uma assembleia com os credores para apresentar e recuperar. Isso é uma coisa natural, graças a Deus que os clubes podem usar esse artifício. Se você pegar a quantidade de clubes que entraram na RJ e levam suas vidas normais, é grande. O Cruzeiro, por exemplo, teve sua RJ aprovada recentemente.