Futebol

Entenda os motivos que explicam a queda de rendimento do Flamengo

Conjunto de fatores justifica desempenho ruim coletivo na temporada

Por Lance! 22/08/2023 10h10
Entenda os motivos que explicam a queda de rendimento do Flamengo
Pablo Fernández foi demitido pelo Flamengo - Foto: Divulgação/Flamengo

O Flamengo vem acumulando atuações ruins sob o comando de Jorge Sampaoli, e a torcida rubro-negra tem feito duras críticas acerca do péssimo aproveitamento da equipe com o argentino. Em meio a este cenário, o Lance! fez uma lista de cinco motivos que justificam a queda de rendimento do time.

1 - Mudanças de Sampaoli

As alterações frequentes de Jorge Sampaoli explicam um pouco a queda de desempenho do Flamengo. Em 33 jogos, foram 33 escalações diferentes. Nesse cenário, o fator contribui diretamente para uma maior demora em adaptação, consistência e entrosamento do time.

2 - Apego a convicções

Ainda em relação à postura do treinador, o apego de Jorge Sampaoli a convicções que já mostraram não dar certo corroboram com as críticas. Além do jogo posicional, contrário ao DNA do Flamengo, o argentino não se curva à ideia de se adaptar aos jogadores que possui e faz questão de afirmar que os atletas precisam entrar no estilo que ele propõe ao time.

3 - Carências no elenco

O Flamengo é considerado um dos melhores elencos da América do Sul, mas a verdade é que o plantel, como um todo, tem muitas carências. Desde 2019, o Rubro-Negro não tem um reserva para Arrascaeta e vive numa eterna 'dependência' do desempenho do camisa 14. A necessidade por um volante e as ausências de opções para as laterais enfraquecem o time, e a escassez em determinadas posições impacta diretamente o rendimento - principalmente quando considerado o momento ruim geral da equipe.

4 - Jogadores em má fase

A má fase dos jogadores também está impactando diretamente no desempenho ruim do Flamengo. Nomes que antes tinham um enorme poder de decisão, como Gabigol, Pedro e Everton Ribeiro, não vivem o melhor momento, fatores que intensificam, inclusive, o tópico anterior: as carências. Arrascaeta também não iniciou a temporada bem, mas retomou a boa fase.

5 - Ambiente conturbado

Por último, mas não menos importante: o ambiente conturbado nos bastidores. 2023 foi marcado por frustrações e polêmicas, e a situação com Jorge Sampaoli chegou às vias de fato em dois momentos, com dois episódios diferentes de agressões. A crise impactou negativamente no todo, e o Rubro-Negro precisa superar as adversidades para tentar encerrar a temporada com, ao menos, um título conquistado.