Futebol

Fluminense tenta exorcizar fantasmas na Libertadores e busca vaga na semifinal após 15 anos

Tricolor tem vantagem confortável diante do Olimpia

Por Lance! 31/08/2023 09h09
Fluminense tenta exorcizar fantasmas na Libertadores e busca vaga na semifinal após 15 anos
Nino analisou a vitória do Fluminense sobre o Argentinos Juniors - Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Diante do Olimpia, o Fluminense busca encerrar um jejum de 15 anos sem frequentar uma semifinal de Libertadores. Após 2008, o Tricolor participa pela 6ª vez da competição, mas nunca mais avançou das quartas de final.

A equipe comandada por Fernando Diniz possui uma vantagem de dois gols de diferença sobre o Decano. No entanto, o Time de Guerreiros precisa entrar em campo com os olhos bem abertos, pois 2022 trouxe lições dolorosas ao clube após conquistar uma vitória por 3 a 1 sobre os paraguaios na 3ª fase da competição e ser eliminado nos pênaltis após uma derrota por 2 a 0 no Defensores del Chaco.

CAMPANHAS APÓS 2008:

> 2011: Após uma classificação na última rodada da fase de grupos para o mata-mata, o Fluminense encarou o Libertad, também do Paraguai. Na ida, o Tricolor venceu por 3 a 1, mas sofreu uma dura derrota por 3 a 0 no Defensores del Chaco e foi eliminado da competição três anos após chegar na decisão.

> 2012: Com 15 pontos, o Time de Guerreiros conquistou sua maior pontuação na fase de grupos na história da Libertadores e despachou o Internacional nas oitavas de final. No entanto, a equipe que viria a ser campeã brasileira naquele ano caiu para o Boca Juniors nas quartas de final do torneio.

> 2013: Curiosamente, o Fluminense encarou o Olimpia nas quartas de final da Libertadores após eliminar o Emelec nas oitavas de final. Após o 0 a 0 no jogo de ida, o Tricolor chegou a abrir o placar no Paraguai, mas sofreu a virada e também foi eliminado de forma precoce.

> 2021: Após oito anos sem frequentar a maior competição de clubes da América do Sul, o Time de Guerreiros liderou o Grupo D com River Plate, eliminou o Cerro Porteño nas oitavas de final, mas esbarrou mais uma vez nas quartas de final, onde caiu após dois empates com o Barcelona de Guayaquil.

> 2022: No ano passado, o Fluminense superou o Millionarios na 2ª fase da Libertadores, mas caiu na sequência para o Olimpia antes mesmo da fase de grupos.

CONFIRA AS DECLARAÇÕES DOS JOGADORES EM BUSCA DA VAGA NA SEMIFINAL APÓS O JOGO DE IDA:

FELIPE MELO

- Ano passado tivemos a oportunidade de matar o jogo. Tivemos um gol do Braz mal anulado. É saber que vamos sofrer, mas ter muita personalidade para jogar também. Nosso jogo é um jogo de risco. A gente trabalha com isso. É ter inteligência e sabedoria para saber a hora de dar chutão e a hora de sair jogando.

DIOGO BARBOSA

- Já vimos que eles reverteram situações dentro de casa. Temos que trabalhar com humildade, pois foi com humildade que chegamos aqui. Claro que a gente fica esperançoso pelo resultado em conseguir a classificação, mas toda humildade do mundo.

MARTINELLI

- Temos que chegar lá e fazer nosso jogo. Sabemos que será muito difícil, mas temos que ter máxima atenção. Será um jogo de muito duelo físico e fazer um grande jogo.

FÁBIO

- O resultado é muito valioso, mas temos que ter a consciência e trabalhar bem a estratégia, pois o jogo lá vai ser totalmente diferente. Temos que estar atentos para não sermos acuados no campo adversário. Temos que continuar tendo a posse de bola, fazer nosso jogo, aumentar a vantagem e conseguir a classificação.