Futebol

Vojvoda explica receita para o sucesso do Fortaleza, finalista da Sul-Americana

Treinador relembrou manutenção no cargo mesmo durante momento ruim vivido na última temporada

Por Lance! 04/10/2023 10h10
Vojvoda explica receita para o sucesso do Fortaleza, finalista da Sul-Americana
Vojvoda está no Fortaleza desde o primeiro semestre de 2021 - Foto: JL ROSA / AFP

Vojvoda exaltou a chegada do Fortaleza à final da Conmebol Sul-Americana. O Leão do Pici pode ser o primeiro time nordestino a ganhar uma competição continental. O treinador argentino relembrou que o fato de ter sido assegurado mesmo durante um período ruim da equipe cearense foi crucial para a manutenção do projeto que agora chega a uma decisão internacional.

No ano passado, o Laion chegou a ser lanterna do Brasileirão e ficou na zona do rebaixamento praticamente durante todo o primeiro turno. Participando da Libertadores pela primeira vez, após ter terminado a competição nacional na quarta colocação na temporada anterior, o Tricolor de Aço fez uma grande campanha de recuperação e terminou na oitava colocação, se classificando para a fase prévia da Liberta neste ano. Não tendo avançado, caiu na terceira fase e disputou a Sul-Americana desde o período de grupos.

– Em momentos difíceis, diretoria e jogadores sustentaram a comissão técnica. E nesse momento difícil, senti apoio de gente importante e do dia a dia. Assim, o clube tem todas as possibilidades de crescer. Agora quero ganhar a final – destacou Vojvoda.

Juan Pablo Vojvoda relembrou a sua chegada ao Fortaleza, em maio de 2021, e exaltou os jogadores brasileiros e a oportunidade de ter trabalhado próximo a eles.

– Cheguei em maio de 2021, lembro que nossas conversas foram de sete a 10 dias antes de tomar a decisão. Analisei o time, falei muito com Alex Santiago (ex-diretor de futebol), Marcelo Paz (presidente). Lembro que na primeira partida, pelo Campeonato Cearense, primeira do Brasileirão. Também com gols de Pikachu. E a partir dali eu comecei a conhecer o jogador brasileiro de perto. Tive uma grata surpresa. Jogadores que sabem jogar, cinco vezes campeões do mundo, e gostam de jogar futebol. Muitas vezes falam que jogam por dinheiro, mas o jogador brasileiro na essência gosta. Comecei a conhecer o clube, falando com a diretoria, e falei que tinha muita oportunidade de crescer. Clube com massa de torcedores, diretoria com boa cabeça, bons jogadores e pouco a pouco tivemos a possibilidade de crescer e sustentar um projeto – disse o comandante do Leão.

A torcida do Fortaleza também entrou na lista de agradecimentos de Vojvoda, que ressaltou que a classificação do Tricolor de Aço também é um presente à população do Nordeste brasileiro.

– O meu compromisso está com o Fortaleza, que me abriu as portas para um futebol tão apaixonante, como é o brasileiro. Estou feliz aqui, pelo povo nordestino, porque também é uma conquista não só do Estado do Ceará, mas em todo o Nordeste. Povo apaixonado pelo futebol, aqui ou em qualquer estádio do Nordeste, que sempre está cheio. Verdadeira paixão do futebol brasileiro – destacou o argentino.

Inclusive, a paixão do torcedor do Leão do Pici foi destacada por Juan Pablo na projeção para a final da Sul-Americana, que será disputada no dia 28 de outubro em Punta del Este, no Uruguai. A distância entre os dois locais é de quase 5 mil quilômetros.

– A gente do Fortaleza vai fazer todo esforço. É uma gente que acompanha sempre, em momentos difíceis. Escuto muitas histórias dentro do Pici, de pessoas que viajavam de dois a três dias de ônibus. Temos uma logística difícil, mas também estamos orgulhosos de morar aqui. E tem gente que vai fazer muito esforço para acompanhar o elenco, e nós vamos fazer todo o esforço para a nossa gente.