Futebol

Clima leve, boas impressões e objetivo definido: a primeira semana de Tite no Flamengo

Treinador será apresentado nesta segunda e estreia pelo clube na próxima quinta contra o Cruzeiro

Por Lance! 16/10/2023 10h10
Clima leve, boas impressões e objetivo definido: a primeira semana de Tite no Flamengo
Tite e Bruno Henrique em treino do Flamengo no Ninho do Urubu - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Tite completa sua primeira semana à frente do Flamengo nesta segunda-feira (16), data em que será apresentado e falará com a imprensa pela primeira vez. É pouco tempo, mas algumas mudanças nos treinos e na rotina do Ninho do Urubu são perceptíveis.

Após cinco dias de atividade - de terça a sábado -, o trabalho chama atenção pelo lado humano e a relação próxima com elenco e diretoria, além da definição do principal objetivo do clube em 2023. O Lance! apresenta os bastidores abaixo.

Boas impressões no dia a dia

Os primeiros dias de Tite no Ninho do Urubu ficaram marcados pela diferença de perfil entre ele e Sampaoli, seu antecessor. O novo treinador causou boas impressões principalmente pela gentileza em situações simples, como dar "bom dia" e querer conhecer todos os funcionários do CT.

- É um grande líder, de caráter e que tem um lado humano muito desenvolvido. Já deu para ver a preocupação dele com todas as pessoas, com o lado humano de todos em todo o primeiro contato. Com todo o staff aqui do CT. Fez questão de cumprimentar todos e se reunir com todas as áreas - disse Bruno Spindel, diretor de futebol do Flamengo.

Primeiros pedidos ao elenco e à diretoria

O contato mais próximo também caracteriza o início de relacionamento de Tite com o elenco. No primeiro contato com os jogadores, o treinador também fez uma espécie de pedido: a junção da competência com a educação para alcançar os objetivos do clube.

- Ele consegue deixar todos os jogadores motivados. Isso é muito importante. Ele consegue motivar até mesmo quem não vem jogando muito. Ele consegue deixar todo mundo motivado, 100% para quando precisar dar conta do recado. Essa é a maior virtude dele. Está todo mundo confiante e preparado para quando pintar oportunidade - disse Everton Cebolinha, à FlaTV.

A primeira semana também ficou marcada por reuniões com Marcos Braz, VP de futebol do Flamengo. Processos de metodologia e programação de treinos do time foram algumas das pautas. Tite ainda aproveitou para pedir uma atenção especial ao gramado do Ninho, que já recebeu uma intervenção nos últimos dias.

Objetivo definido: vaga direta na Libertadores

Ainda sem definir um time-base, Tite adotou o modo "observador" e usou os treinos da primeira semana para conhecer melhor os jogadores. De olho na estreia, que será contra o Cruzeiro na próxima quinta (19), o técnico já tornou público o maior objetivo do clube em 2023: ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão.

- Tomara que o Tite tenha competência para ajudar na busca da classificação (Libertadores), que é o objetivo inicial. E tem ainda um sonho, que pode ser matemático de título, e ele tem um perigo também de não classificar. Esse é o nosso real. Objetivo é de classificação direta pela grandeza do Flamengo - disse o técnico à "FlaTV".