CSA

CSA oficializa participação na Liga Forte União

25 clubes assinaram o acordo

Por 7 Segundos 01/11/2023 14h02
CSA oficializa participação na Liga Forte União
Christiano Beltrão, presidente do Conselho Deliberativo do CSA, ao lado do novo CEO da LFF, Marcelo Paz - Foto: Divulgação/CSA

O Centro Sportivo Alagoano assinou o acordo com a Liga Forte União. Christiano Beltrão, Presidente do Conselho Deliberativo do CSA, representando o Presidente Rafael Tenório, esteve em São Paulo nessa terça-feira para firmar o contrato.

Confira a nota na íntegra divulgada pela Liga Forte União:


Os 25 clubes da Liga Forte União concluíram nesta terça-feira (31/10) o acordo definitivo com o grupo de investidores liderados pela Life Capital Partners (Investidores), pelo qual receberão nos próximos dias aporte superior a R$ 1,2 bilhão. Os clubes receberão um total de 2.6 bilhões ao longo dos próximos 18 meses.

Como contrapartida, Liga Forte União e Investidores vão gerir as receitas comerciais geradas por este bloco de clubes no Campeonato Brasileiro pelos próximos 50 anos, a partir de 2025.

Investidores e os clubes da Liga Forte União tornam-se assim oficialmente sócios no projeto de construção de uma Liga no futebol brasileiro.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, se manifestou com entusiasmo pela assinatura final do acordo: “Esse investimento, associado à negociação coletiva dos direitos, será fundamental para reorganização financeira dos clubes e para a possibilidade de investimentos em infraestrutura que fortalecerão o futebol brasileiro. Com o ‘closing’ do negócio, acredito que possa haver uma nova rodada de diálogo para tentar juntar todos os clubes das séries A e B em um só grupo para formarmos a tão sonhada liga de clubes”.

Presidente do Fortaleza e agora também da Liga Forte União, Marcelo Paz lembrou da importância do passo dado com o “closing” da negociação: “A Liga Forte União tem como objetivo colaborar para o bem do futebol brasileiro, é o grande alicerce para explorarmos todo o potencial técnico e de mercado do futebol mais vencedor do mundo. Com certeza é o maior passo já dado pelos clubes no Brasil em direção ao que já vem sendo feito com muito sucesso em outros países. Vamos trabalhar de forma harmoniosa com a CBF nesse projeto”

Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro SAF, afirmou que esse acordo permitirá aos clubes a reestruturação necessária para dar início a um novo ciclo de crescimento do futebol brasileiro em todos os níveis: “O movimento é significativo porque podemos debater os melhores mecanismos de governança, compliance, o fair play financeiro, qualidade dos gramados, logística. O futebol brasileiro inicia um movimento fundamental de crescimento financeiro institucional, que passará também pela gestão e a criação de uma liga”.

O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, ratificou a importância do processo de construção da Liga Forte União desde o início: "Entendemos que esse momento é fruto de intenso debate por mais de 2 anos desse grupo de clubes com o objetivo de fortalecer o futebol brasileiro. A união do grupo foi fundamental para chegarmos até aqui e é um ponto de partida para a união de todos os clubes em futuro próximo".

A visão otimista é compartilhada por Márcio Lara, presidente do Atlhetico, que comentou sobre a possibilidade de o acordo ser um divisor de águas no país: “A nossa intenção é crescer as receitas e tornar o futebol brasileiro mais profissional, competitivo e atrativo. Estamos fazendo um movimento financeiro e institucional. O caminho é esse”.

Carlos Gamboa, Fundador e Board Member da LCP – Life Capital Partners, acrescentou:

“Todas as condições para o crescimento do futebol brasileiro estão presentes. Temos grandes marcas, ótimos estádios, o talento dos jogadores brasileiros e, principalmente, dezenas de milhões de torcedores apaixonados. O próximo passo agora é buscar a união de todos os clubes para que o futebol brasileiro possa ter uma Liga Unificada e possa ocupar o espaço do seu potencial no cenário global.”

A Liga Forte União agradece seus assessores, XP, Alvarez & Marsal, LiveMode e Monteiro de Castro Setoguti Advogados, pela contribuição significativa neste processo. A LCP contou com a 1190 Sports como parceira operacional.

Esses foram os 25 clubes que assinaram o acordo:

América SAF, Athletico, Atlético-GO, Avaí, SAF Botafogo, Ceará, Chapecoense, Coritiba SAF, CRB, Criciúma, Cruzeiro SAF, CSA, Cuiabá, Figueirense SAF, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Operário, Sport, Tombense, Vasco da Gama SAF, Vila Nova.

Tags: