Futebol

Melhor mandante do Brasileirão, Fluminense tem motivação diante do Coritiba no fim de semana

Tricolor também está se preparando para a disputa do Mundial de Clubes

Por Lance! 24/11/2023 09h09
Melhor mandante do Brasileirão, Fluminense tem motivação diante do Coritiba no fim de semana
Felipe Melo reclamou da arbitragem no jogo entre Fluminense e Grêmio - Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

Com a vitória diante do São Paulo, o Fluminense assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro como mandante com 40 pontos conquistados. O Tricolor ultrapassou o Palmeiras após cumprir o jogo adiado pela 32ª rodada por conta da decisão da Libertadores.

A equipe de Fernando Diniz pode ter como motivação a melhor campanha em casa dentre os 20 times que disputam o Brasileirão, sendo que uma vitória diante do Coritiba seria muito importante para que esse "objetivo" seja alcançado. No sábado, o Time de Guerreiros recebe o Coxa, que é apenas o 16º colocado como visitante.

Nessa reta final, o Fluminense depende apenas de si para conquistar a marca, uma vez que tem "jogos diretos" contra Palmeiras (2º) e Grêmio (3º) nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, sendo a partida contra o Verdão no Allianz Parque, e o duelo com o Imortal no Maracanã. No fim de semana, o Tricolor também pode dar o troco em relação ao resultado do primeiro turno contra seu rival.

Além do apoio dos torcedores, que já compraram mais de 17 mil ingressos para o penúltimo jogo do Time de Guerreiros no Rio de Janeiro em 2023, Fernando Diniz também conta com retornos importantes. André pode ser visto em campo por mais tempo após ter sido preservado e atuado por apenas 10 minutos contra o São Paulo, enquanto Jhon Arias, Nino e John Kennedy também devem estar à disposição.

Nomes como os de Felipe Melo e Keno, que estavam com lesões musculares, são dúvidas, assim como Marlon e Samuel Xavier, que sofrem com problemas no joelho. Nesse momento, o clube tem como prioridade o Mundial de Clubes que será disputado em dezembro e não deve forçar a entrada de nenhum atleta que não esteja próximo do 100% de suas capacidades físicas.

O confronto também pode servir como uma espécie de motivação para jogadores menos aproveitados, como foi o caso de Thiago Santos contra o São Paulo, que aproveitou a chance como titular e foi um dos melhores atletas em campo. Guga deve receber nova oportunidade na lateral-direita, enquanto outros nomes possam aproveitar as ausências de Martinelli e Alexsander, que cumprirão suspensão.

Mas acima de tudo, o Fluminense vem utilizando esses jogos como espécie de laboratório para o Mundial e trata os confrontos como ensaios gerais. Desde o título da Libertadores, o Tricolor não sabe o que é perder, tendo conquistado cinco dos últimos nove pontos e vem levando o Brasileirão com muita seriedade, como Fernando Diniz sempre pediu.