Futebol

Entre planos e mistérios, título é chance da ‘família Palmeiras’ convencer Abel a ficar no clube

Treinador tem proposta para deixar o Verdão e ainda não definiu o seu futuro

Por Lance! 06/12/2023 10h10
Entre planos e mistérios, título é chance da ‘família Palmeiras’ convencer Abel a ficar no clube
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Foto: Lancenet

O Palmeiras tem tudo para conquistar o título brasileiro na noite desta quarta-feira (6). Mas isso não é o suficiente para a torcida do Verdão, que vive a expectativa de saber o futuro do técnico Abel Ferreira, alvo de uma proposta milionária do Al-Sadd, do Qatar. Dificilmente o treinador anunciará o seu futuro após o jogo contra o Cruzeiro, no estádio do Mineirão, mas a confirmação da conquista do português será mais uma oportunidade dos palmeirenses "renovarem os votos" com o seu comandante e fazê-lo ficar.

Esse casamento, que iniciou no fim de 2020, viveu muitos momentos felizes até esta temporada, quando teve a maior crise após a eliminação alviverde na semifinal da Libertadores, para o Boca Juniors, da Argentina. Nessa época, mais de 10 pontos separavam o Palestra da liderança no Brasileirão. Levantar a taça era algo que parecia surreal, mas o comandante nunca deixou de acreditar.

– . Estávamos a 14 pontos. Disse que se eles largassem, eu seria o primeiro a largar. A segunda coisa foi que tínhamos oportunidade de sair daqui eu como melhor treinador e eles como melhores jogadores. Momentos difíceis são para crescer e retornar melhor ainda. Eles entenderam essas palavras. A 13 pontos, a tendência pode ser achar que não há nada a fazer. Mas temos caráter, identidade e história no clube. No futebol tudo é possível. Foram duas frases. Eles conseguiram entender como equipe e é o que me dá mais orgulho – disse Abel Ferreira na entrevista coletiva após a vitória sobre o Fluminense, no Allianz Parque, no domingo (3), que encaminhou a conquista palmeirense.

Agora, em meio à possibilidade de se tornar o treinador mais bem pago do mundo, Abel pretende descansar alguns dias, avaliar o balanço de 2023 e projetar o que o Palmeiras pode lhe proporcionar na temporada seguinte antes de definir se ficará ou deixará a Academia de Futebol.

Assim como a família palmeirense, a esposa e filhas de Abel não desejam trocar São Paulo por Doha. E as celebrações da conquista nacional devem reforçar isso: o amor da coletividade alviverde por Abel Ferreira e os pedidos para que o português não deixe o clube com quem tem contrato até o fim do próximo ano – o Al-Sadd promete pagar ao Verdão a multa rescisória de 3 milhões de euros (algo em torno de R$ 15 milhões) caso o técnico aceite a proposta.

Em campo, somente um milagre vai tirar o título do Palmeiras, que tem três pontos e um vasto saldo de gols de vantagem em relação a Atlético-MG e Flamengo, que ainda possuem chances matemáticas de levantarem o troféu.

A equipe alviverde tem oito gols de saldo a mais que os atleticanos e 16 em relação aos flamenguistas.