Futebol

Entenda o que levou o Palmeiras a tentar ‘chapéu’ no São Paulo por Caio Paulista

Tricolor paulista dava a permanência do jogador como certa para 2024

Por Lance! 25/12/2023 12h12
Entenda o que levou o Palmeiras a tentar ‘chapéu’ no São Paulo por Caio Paulista
Um dos melhores jogos de Caio Paulista pelo São Paulo foi justamente diante do Palmeiras, pela Copa do Brasil - Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press

A informação de que o Palmeiras estaria tentando atravessar o São Paulo pela contratação do lateral-esquerdo Caio Paulista, revelada inicialmente pela rádio "Itatiaia", movimentou as torcidas dos clubes rivais no sábado (23). Isso porque tudo indicava que o clube do Morumbi tinha garantido a permanência do jogador junto ao Fluminense, clube com o qual Caio tem contrato.

O acordo entre os dois tricolores, firmado em janeiro de 2023, estabelecia um valor para compra em definitivo do jogador ao término do contrato de empréstimo. A quantia girava na casa dos 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na cotação atual), a serem pagos à vista.

Desde setembro, quando o São Paulo conquistou a Copa do Brasil, tanto o presidente Julio Casares quanto o diretor de Futebol, Carlos Belmonte, afirmaram que o clube desejava a permanência de Caio Paulista para 2024, e que a forma de pagamento seria negociada junto ao Fluminense. A intenção do Tricolor Paulista era parcelar o valor estabelecido no contrato.

Tudo corria bem pelo pagamento parcelado, e o São Paulo dava a permanência do jogador como certa. Uma consulta do Palmeiras feita ao agente do lateral-esquerdo, no entanto, fez com que o Fluminense recuasse. A sinalização feita pelo Verdão é de que toparia pagar os 3,5 milhões de euros à vista, como previa o contrato.

O clube do Morumbi ainda tem a preferência pela compra do atleta até o dia 31. Caso o impasse permaneça, a palavra do jogador deve pesar por uma definição. Vale lembrar que Caio Paulista chegou a provocar o Palmeiras em uma de suas redes sociais, após a queda do Alviverde na Libertadores diante do Boca Juniors.

Caio Paulista chegou ao São Paulo como atacante de origem, mas se firmou na lateral-esquerda. Pelo clube paulista, disputou 50 jogos na temporada, marcou cinco gols e deu duas assistências. O atleta ainda chegou a disputar uma partida pelo Fluminense, no Cariocão.

O time de Abel Ferreira, por outro lado, tem como opções para a lateral-esquerda o uruguaio Joaquín Piquerez, titular da equipe desde 2021, e Vanderlan, formado na base do clube. Enquanto o primeiro atuou em 58 jogos na temporada, com oito gols marcados e sete assistências, o segundo participou de 26 partidas, nas quais não balançou as redes, mas distribuiu quatro passes para gol.