Cultura

Projeto Jaraguá Vivo mostra o lado cultural de Maceió

Por Redação com assessoria 13/04/2016 14h02
Projeto Jaraguá Vivo mostra o lado cultural de Maceió
- Foto: Assessoria

Conhecida por sol e mar, Maceió ganhou mais um reforço para o desenvolvimento do turismo, o Jaraguá Vivo. Criado para mostrar aos visitantes da capital alagoana as belezas do tradicional bairro, o projeto foi lançado na noite dessa terça-feira (12), na Praça Dois Leões, com um city tour pelas ruas de Jaraguá.

O novo roteiro cultural da capital vai possibilitar que os turistas caminhem pelo bairro e conheçam os espaços culturais da localidade, que deu origem à capital. Além das visitas aos museus, praças e à Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, o roteiro inclui uma experiência gastronômica em uma praça de alimentação ao ar livre montada ao lado da Associação Comercial.

“A princípio, o Jaraguá Vivo é uma proposta de roteiro a pé, onde as pessoas podem percorrer o bairro visitando os estabelecimentos e aproveitando um pouco do lazer que a noite em Maceió tem a oferecer. Contamos com parceiros privados que permitem essa integração dos turistas com os maceioenses como, por exemplo, a praça de alimentação ao ar livre, organizada pela Carro Chef, e alguns restaurantes como o Rex Bar, além das atrações culturais que abrem nas noites de terça”, explicou o secretário de Turismo, Jair Galvão.

O projeto também dá espaço para os maceioenses que não têm a oportunidade de conhecer os acervos culturais que existem no bairro. “Muitos trabalham durante o dia e não encontram tempo para desfrutar o que temos no Jaraguá. A ideia é que possamos expandir para outros dias da semana e levar essa metodologia de fomento e desenvolvimento do turismo para outros bairros da cidade”, ressaltou o gestor.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), em parceria com o trade local e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Sedetur), o Jaraguá Vivo será operado todas as terças-feiras no mesmo horário. Durante a programação, a Rua Sá e Albuquerque estará fechada para carros. Turistas e moradores poderão comprar o voucher, no valor de $30, para o passeio antecipadamente junto aos receptivos turísticos locais.

Responsável pela Carro Chef, empresa que organiza food trucks na cidade, Hugo Noah acreditou no sucesso do projeto antes mesmo de sair do papel. “Nos anos 2000, o bairro contemplava vários bares e restaurantes. Quando começamos a discutir o Jaraguá Vivo, levou-se em consideração o fato de não haver mais esses estabelecimentos. Por felicidade, estamos vivendo uma explosão de food trucks, com empreendedores colocando cada vez mais opções nas praças e ruas da cidade. No projeto, substituímos a demanda e montamos a praça de alimentação no final do roteiro”, disse o empresário.

Hugo acredita que os dias de atendimento ao público no Jaraguá serão ampliados em breve. “Depois de um estudo, inciamos o projeto apenas às terças. Assim daria para o turista fazer seu passeio durante o dia, chegar cedo no hotel e ir para o Jaraguá. No outro dia, ele poderia aproveitar sua programação de férias sem problema, pois nas quartas os passeios não começam tão cedo. Acreditamos que, com o avançar da temporada, teremos que abrir dois dias na semana para dar suporte a uma demanda que chega à cidade em busca de um bom opcional noturno”, destacou.

O casal mineiro Cremilda e Fioravante Vendramini está na cidade há alguns dias e ficou surpreso com a diversidade de opções turísticas que encontraram na capital alagoana. “Acho uma iniciativa muito interessante por parte da Prefeitura. O turista, normalmente, vê Alagoas, principalmente, Maceió, como um local de veraneio. Hoje tivemos contato com uma parte cultural da cidade que dá para notar que é riquíssima, tanto em termos de arquitetura como de histórica”, disse Fiavorante.

Encantada com as obras de arte e com os espaços visitados, Cremilda lamentou que sua estada em Maceió está perto de acabar. “Estou amando o passeio. Sempre vamos aos museus nas cidades que visitamos e o Jaraguá está me encantando. Pena que vamos embora logo”, contou a turista.

Roteiro e parcerias

Integram o roteiro: a Associação Comercial do Estado de Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público de Alagoas, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, Fundação Teotônio Vilela, Praça Dois Leões, Sindicato dos Estivadores de Alagoas, Rex Bar e Projeto Carro Chef, que reúne diferentes food trucks da cidade.

São parceiros da iniciativa a Sedetur, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL), o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur- AL), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Rex Bar e o Projeto Carro Chef.