Política

Pedido de licença de Galba Novaes (PMDB) gera polêmica em sessão na Assembleia

Deputados presentes se manifestaram a favor e contra a decisão; Novaes alega afastamento por motivos particulares

Por 7 Segundos 03/05/2016 17h05
Pedido de licença de Galba Novaes (PMDB) gera polêmica em sessão na Assembleia

O pedido de licença do deputado estadual Galba Novaes (PMDB) gerou polêmica e discursão durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Maceió, realizada na tarde desta terça-feira (03). A solicitação dividiu os políticos. Alguns se manifestaram a favor e outros contra a decisão, alegando que ela poderia ser revista.

Novaes alega afastamento por motivos de interesse particular. Antônio Albuquerque (PRTB) questionou o número de dias relativos à licença e afirmou que, com 120 dias, o Regimento Interno da Casa não prevê suplência. Entretanto, Galba já solicitou sete dias de afastamento por motivos de saúde e, por conta disso, haveria a soma das duas licenças, o que exige a necessidade de um suplente.  

Um vereador seria o provável indicado por Galba para assumir o posto durante os dias em que ele estaria ausente. Para o deputado Antônio Albuquerque, além de ser inconstitucional e não possuir amparo regimental, o fato é “impossível, absurdo e inimaginável”.

Já segundo o presidente interino da Mesa Diretora, deputado Ronaldo Medeiros (PT), a licença de Novaes pode ser adquirida e aceita sem maiores problemas.