Alagoas

Cerca de 20 menores quebram telhado de Unidade de Internação, rendem agentes e fogem

Por Ludmila Calheiros 30/05/2016 09h09
Cerca de 20 menores quebram telhado de Unidade de Internação, rendem agentes e fogem
Unidade de Internação Masculina - Foto: Arquivo/Reprodução Canal 5

Foram três meses sem nenhum registro de tentativa de fuga nas 9 Unidades de Internação Masculina (UIM). Na madrugada desta segunda-feira (30), mais de 20 menores conseguiram fugir da UIM localizada no bairro do Clima Bom, após quebrarem o telhado de dois alojamentos e renderem 4 agentes socioeducativos. A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) informou que acionou a Polícia Militar e que vai instaurar uma sindicância para verificar de que forma a fuga ocorreu e se houve facilitação.

Dos 37 menores internos no espaço, apenas 16 não fugiram. Os outros 21 internos conseguiram quebrar o telhado de dois alojamentos e subiram na estrutura para chegar até a saída onde renderam quatro agentes. Os adolescentes fugiram pela porta da frente.

“Ainda não está claro de que forma essa fuga aconteceu. Não sabemos ainda como eles conseguiram quebrar o telhado para chegar até os agentes. Minutos antes uma equipe de escolta, que monitora as unidades, vistoriou o local e não teria encontrado nada fora do normal. Uma equipe da Polícia Militar também passou por essa unidade e novmente nada de anormal foi verificado”, afirmou o assessor de comunicação da Seprev.

Ainda segundo a Seprev, das 9 Unidades de Internação Masculina apenas uma estaria com a capacidade de internos um pouco acima do limite. Essa unidade localizada no Clima Bom estaria inclusive com um quadro reduzido, já que muitos internos foram transferidos para o local passar por reformas.

A polícia foi acionada assim que a fuga ocorreu e realiza buscas pela região para tentar localizar os menores fugitivos. A Seprev revelou que vai instaurar sindicância para saber quais os objetos que os menores portavam para conseguirem quebrar o telhado dos alojamentos, como chegaram até os agentes e se para a concretização da fuga houve algum tipo de facilitação.