Alagoas

Em cinco meses, BPTran recolheu mais de mil veículos por várias irregularidades

Até maio, 450 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) foram recolhidas nas mais de 300 operações deflagradas

Por Assessoria 06/06/2016 11h11

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) divulgou nesta segunda-feira (6) o balanço das ações realizadas nos cinco primeiros meses deste ano pela unidade. Um total de 1.374 veículos foram recolhidos na capital e no interior do Estado por diferentes irregularidades.

Com uma linha de ação voltada principalmente para abordagens a motocicletas e veículos, transportes clandestinos e nas diferentes operações, que visam coibir a embriaguez ao volante e as irregularidades em documentações, o Batalhão de Trânsito já lavrou, de janeiro a maio, 5.966 Autos de Infração de Trânsito (AIT); realizou 10 apreensões de armas de fogo; além de recuperar veículos roubados ou furtados e flagrar menores na direção de veículos automotores, entre outras infrações.

Os dados também apontam que até o dia 31 de maio, 450 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) foram recolhidas nas mais de 300 operações que foram deflagradas em Maceió e nas cidades do interior de Alagoas, contabilizando também 132 condutores que foram autuados por embriaguez. Nesse meio termo, 196 se recusaram a fazer o teste do etilômetro.

De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Walmir Carvalho, a unidade de polícia especializada vem desempenhando seu papel como Agente da Autoridade de Trânsito nas diferentes ações em que são designados.

“A sociedade alagoana deve respeitar mais a legislação de trânsito e principalmente não tentar burlar a lei para se precaver, evitando assim colocar em risco a vida de terceiros”, enalteceu o oficial.

Ele ressaltou ainda que os números computados não incluem as ações da Lei Seca, em qual policiais militares da unidade atuam em parceria com o Detran e elogiou a ação educativa “Amigo da Vez”, deflagrada durante a Campanha Maio Amarelo e executada em bares da capital alagoana. Na oportunidade, é escolhido o amigo da vez, ou seja, aquele que não irá ingerir bebida alcoólica e fica na responsabilidade de levar seus amigos em segurança para suas casas.

“Os números demonstram que a tropa do BPTran está cada vez mais comprometida com ações em defesa da vida e da segurança dos condutores e da população em geral”, destacou Walmir Carvalho.