Alagoas

Eletrobras orienta como garantir segurança na decoração junina

Por Redação com assessoria 06/06/2016 19h07
Eletrobras orienta como garantir segurança na decoração junina

Bandeirinhas coloridas, fogos de artifícios, fogueiras, balões e muito forró: o mês mais esperado pelos nordestinos chegou. Todo mundo sabe que festejos juninos pedem enfeites tradicionais para deixar mais atraente uma das festas mais populares do Brasil. Mas é preciso muito cuidado com as decorações quando for utilizar energia elétrica.

Para ajudar a ter uma festa segura e “arretada”, a Eletrobras Distribuição Alagoas aconselha que as decorações sejam ornamentadas distantes de redes elétricas. Amarrar bandeirinhas e pendurar balões em postes é um dos erros mais frequentes nas comemorações de rua. Esses tipos de materiais são inflamáveis e podem provocar curto-circuito.

Os “palhoções” geralmente são cobertos por palhas, que são materiais de fácil combustão, por isso é recomendado que sejam montados distantes de fontes de calor, como fogueiras, lâmpadas e gambiarras. A Eletrobras também orienta que não sejam construídas fogueiras embaixo das redes elétricas, para evitar acidentes e interrupções do fornecimento de energia.

Outra dica da Eletrobras é em relação à instalação elétrica. Em palcos e barracas com estruturas metálicas, é importante que os fios estejam devidamente protegidos para evitar contato com esses suportes.

Ligação Provisória

Algumas festas juninas utilizam equipamentos que consomem muita energia. Por isso é necessário que os organizadores dos eventos solicitem à Eletrobras uma ligação provisória de energia, para que seja analisada a carga e a viabilidade técnica do uso da rede elétrica. Esta prática, além de ser legal, pois evita furto de energia garante a segurança necessária para os participantes do evento.