Eleições 2016

Partidos podem realizar convenção e escolher nomes de candidatos

Por Redação com Agência Brasil 20/07/2016 09h09
Partidos podem realizar convenção e escolher nomes de candidatos
- Foto: Ilustração

Até o dia 05 de agosto, os partidos os partidos políticos poderão realizar as convenções partidárias para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

A data passa a contar a partir desta quarta-feira (20), segundo regulamento do Tribunal Superior Eeleitoral (TSE). Antes da Reforma Eleitoral de 2015, as convenções dos partidos políticos eram realizadas no mês de junho, no período de 10 a 30.

Também a partir desta quarta-feira, juízes que forem cônjuges ou parentes de candidatos não poderão exercer algumas funções. Segundo o Código Eleitoral, desde a homologação da convenção partidária até a diplomação do candidato, “e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes nos tribunais eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição”.

De acordo com o TSE, pai, mãe e filhos são considerados parentes consanguíneos em primeiro grau. Já irmãos, avós e netos são de segundo grau. São considerados parentes por afinidade em primeiro grau sogro, sogra, genros e noras e de segundo grau, padrasto, madrasta, enteados e cunhados.