Alagoas

Sesau vai capacitar municípios para realização do Teste Rápido de HIV e sífilis

Por Agência Alagoas 20/07/2016 16h04
Sesau vai capacitar municípios para realização do Teste Rápido de HIV e sífilis
Com a detecção, o tratamento da sífilis será realizado na própria unidade - Foto: Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar, no próximo dia 28, uma capacitação sobre o Teste Rápido do HIV e sífilis. A iniciativa será realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária da Sesau, localizada na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.

De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Carmen Nascimento, a capacitação irá envolver os profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades de Atenção Primária dos municípios de Paripueira e São Luiz do Quitunde. “A capacitação tem o propósito de preparar as equipes para o diagnóstico das doenças”, salientou.

Ainda segundo Carmen Nascimento, o Teste Rápido será feito na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). “Com a detecção, o tratamento da sífilis será realizado na própria unidade e na eventualidade da detecção do vírus HIV, haverá o encaminhamento para as unidades de referência, que em Alagoas são o Hospital Escola Hélvio Auto e PAM Salgadinho”, explicou.

Procedimento simples – Carmen Nascimento salientou que o Teste Rápido é um procedimento simples. “O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue, coletada da ponta do dedo com o resultado sendo revelado em menos de 30 minutos”, ressaltou.

A responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher destacou é importante que as gestantes realizem o Teste Rápido. Isso porque ele detecta a sífilis em gestantes, impedindo a transmissão vertical do vírus, que é o contágio do recém-nascido pela gestante infectada.