Alagoas

Moradores denunciam falta de coleta de lixo; Prefeitura não esclarece suspensão

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 22/07/2016 17h05
Moradores denunciam falta de coleta de lixo; Prefeitura não esclarece suspensão

Moradores do conjunto Jarbas Oiticica, na cidade de Rio Largo, denunciam a falta de coleta de lixo, que acontece há cerca de 15 dias. As ruas viraram lixão a céu aberto. A população convive com insetos e é obrigada a suportar o mau cheiro. A Prefeitura não deu nenhuma justificativa para o problema estar acontecendo, informou apenas que tenta resolvê-lo.

A reportagem do Jornal do Dia, da Tv Ponta Verde, esteve no local e constatou que o lixo invadiu as ruas do conjunto. O acúmulo chega a atrapalhar a passagem de veículos. Curiosamente, após 15 dias sem coleta, a Prefeitura encaminhou um trator e um caminhão para limpar a área onde a reportagem estava sendo realizada, um paliativo diante do problema que é verificado por todo o lugar. 

A equipe de reportagem ainda chegou a flagrar garis sem os equipamentos necessários para fazer o recolhimento do lixo, utilizando, inclusive, luvas que não eram apropriadas para a realização do serviço. 

Os moradores reclamam da situação e não sabem mais a quem recorrer diante do descaso. “Se o carro de lixo não está passando a gente não sabe o que fazer. A gente depende deles, porque não tem canto certo para colocar. Dependemos dele”, explicou a moradora Maria Chaves, sobre o descarte de lixo no meio da rua. 

A dona de casa, Maria José, ressaltou o quanto o problema vem incomodando os moradores, que ficam expostos as consequências do lixão a céu aberto que se forma em vários pontos do conjunto. “É triste. Porque é muito lixo, muito mau cheiro. Ninguém pode tirar para botar em outro canto. O povo está botando no mato, pagando gente pra colocar na frente”.

A equipe da Tv Ponta Verde esteve na prefeitura de Rio Largo em busca de informações sobre o problema, mas nenhum responsável justificou a suspensão da coleta. A assessoria de imprensa da Prefeitura se limitou a informar que uma contratação emergencial de uma empresa especializada estava prevista para ocorrer essa semana.
 

Confira a reportagem que foi ao ar no Jornal do Dia, da TV Ponta Verde: