Brasil

Edital abre vagas para o Mais Médico em sete municípios alagoanos

Seleção para reposição de vagas e confirmação de ocupação devem ocorrer até dia 27

Por 7 Segundos com CNM 26/07/2016 11h11
Edital abre vagas para o Mais Médico em sete municípios alagoanos
Seleção para reposição de vagas e confirmação de ocupação devem ocorrer até dia 27 - Foto: Ilustração

Novo edital de seleção de médicos para reposição das vagas desocupadas em diversas regiões foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na edição de sexta-feira, 22 de julho. O objetivo do processo é preencher 502 vagas, em 393 Municípios, pendentes desde o último processo de seleção, promovido em abril. Os profissionais interessados em participar do Programa Mais Médicos podem promover cadastro digital até o dia 27 de julho.

Em Alagoas, a vagas estão disponíveis para os seguintes municípios: Arapiraca, Estrela de Alagoas, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Maragogi, Monteirópolis e São Miguel dos Campos. 

Diante a publicação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que os gestores devem atentar-se ao cronograma para proceder corretamente e não se perder, uma vez que o Ministério da Saúde lança inúmeros editais. A gestão desses editais deve ser feita pelos gestores locais, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), dentre eles: a reposições trimestrais, aceites de precedência dos profissionais do Provab que desejam se transferir para o Programa Mais Médicos e renovação de Municípios.

Como todas as solicitações devem ser aceitas pelo gestor com risco de perda pelo Município das vagas caso não sejam executadas dentro do prazo, o alerta da entidade se faz tão importante. Além disso, a área de Saúde da CNM reforça que o novo edital se refere apenas a médicos brasileiros e para vagas remanescentes. E o prazo para candidatar pelo endereço a um dos postos de atuação também termina dia 27 de julho.

No casos dos médicos brasileiros formados no exterior, eles terão oportunidade de participar do programa, assim como posteriormente serão convocados os profissionais estrangeiros e os médicos da cooperação com a Opas. Por hora, a Confederação reforça que o prazo para confirmação de vagas pelo gestor municipal dos Municípios elegíveis no SGP é de 22 a 27 de julho, ou seja, até na próxima quarta-feira.

Veja o edital aqui, o Cronograma Municípios aqui, os Municípios elegíveis e com vagas aqui, o edital de adesão Médicos brasileiros aqui e Cronograma Médicos aqui.