Alagoas

Mais de 250 carros são roubados por mês em AL; roubos abastecem o mercado de peças usadas

Do início do ano até agora, cerca de 150 pessoas já foram presas e indiciadas pelo crime

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 08/08/2016 12h12
Mais de 250 carros são roubados por mês em AL; roubos abastecem o mercado de peças usadas
Mais de 250 carros são roubados por mês em AL; roubos abastecem o mercado de peças usadas - Foto: Reprodução

Os canaviais ao redor de Alagoas estão se tornando verdadeiros "cemitérios" para o desmanche de veículos roubados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), mais de 250 carros são roubados por mês no Estado, uma média de 8 veículos por dia. Os roubos abastecem o mercado de peças usadas, já as carcaças são queimadas e abandonadas.

Uma das vítimas da ação de criminosos, Fernando Rocha teve a van que trabalhava roubada com uma carga de remédios avaliada em R$ 120 mil. Em entrevista à TV Ponta Verde, ele contou que os criminosos foram truculentos na ação. "Como não tinha isca na carga, a Polícia Civil de Arapiraca seguiu o encalço do veículo e encontrarou a van num sítio, na madrugada de sexta para sábado. O carro foi roubado na sexta-feira de manhã", conta Fernando.

O delegado Rodrigo Colombelli, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), da Polícia Civil, informou está com uma quantidade grande de inquéritos em andamento, todos relacionados a roubo de veículos. Colombelli esclarece que do início do ano até agora, cerca de 150 pessoas já foram presas e indiciadas pelo crime.

"As medidas para coibir estão sendo tomadas, a gente faz um trabalho investigativo, tentando identificar as quadrilhas. Grande parte dessas quadrilhas são compostas por pessoas muito jovens, geralmente menores de idade e de pessoas de até 20 anos, que roubam os veículos e eventualmente utilizam para cometer outros delitos e acabam abandonando, ou as forças policiais acabam abordando esses veículos nas ruas e acaba recuperando", afirmou o delegado.

Um canavial situado no bairro do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, é um dos mais usados como "cemitério" de veículos roubados de Alagoas. No local, muitos veículos são encontrados facilmente e estão completamente queimados e sem peças, o que atrapalha o trabalho da polícia. No pátio da DRFVC vários veículos roubados estão armazenados, alguns inclusive, até de outros Estados. 

Para diminuir roubo de veículos, o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), propõe uma lei que regulamenta o comércio de peças usadas, que deve ser aprovada até o fim do ano. "Essa lei vai dar a possibilidade de rastrear todo o veículo. Se você arrematar um veículo hoje, seja no Detran, seja na Polícia Rodoviária Federal, o dono irá ganhar uma cartela com todos os selos de peças, e esse selo vai dizer a origem desse veículo", afirma José Willames, Superintendente de Operações do Detran/AL.